Especialização em Expressão Ludocriativa realiza mostra de trabalho | Acontece na Uniube

Especialização em Expressão Ludocriativa realiza mostra de trabalho

28 de agosto de 19

O curso de Especialização em Expressão Ludocriativa, da Universidade de Uberaba (Uniube), realizou, na última semana, uma mostra de trabalhos. Na ocasião, foram apresentadas todas as pesquisas que os participantes realizaram durante o curso, que tem duração de dois anos. Foi utilizada a metodologia da Expressão Ludocriativa e as várias formas de aplicação.  Os alunos fizeram pesquisas em praças, projetos socioculturais, educação básica, ensino superior e na formação de adultos.

Todos os projetos apresentados tiveram o resultado acompanhado por instrumentos científicos. Os pós-graduandos escolheram grupos sociais para serem trabalhados por eles e acompanharam toda a evolução adquirida. De acordo com a coordenadora da Especialização, professora Luciana Faleiros Cauhi Salomão, a importância dessa metodologia no ensino é muito grande.  “Existe aqui uma renovação pedagógica, que favorece a aprendizagem e a convivência. Hoje nós temos a maior crise da educação, a aprendizagem, e a maior crise que a sociedade está vivendo, a convivência”, reforça a coordenadora.

A pós-graduanda Aline Gabriele Martins Silva, de Igarapava (SP), conta que ficou encantada com o processo de expressão criativa. Formada em Psicologia, ela afirma que todos os fatores da metodologia vão ajudá-la a enriquecer tanto o lado profissional quanto pessoal. “A Psicologia usa muito essa questão artística, lúdica.  Ainda, podemos ver que os adultos são contagiados com o lúdico, que não é aquela brincadeira do senso comum, tem fundamento teórico, científico sobre como o lúdico afeta nosso desenvolvimento humano”.

Outro trabalho apresentado foi o da aluna Cristiane Alves da Silva, de Jeriquara. Ela é formada em Pedagogia e também vê o curso como fundamental para o crescimento pessoal e profissional. “Através da especialização eu pude me expressar, entender como funciona a aprendizagem. Pela Expressão Ludocriativa eu desenvolvi autonomia, consciência, interação; eu entendi a importância do outro para o nosso crescimento, para a nossa evolução”, conclui.

A especialização

A especialização em Expressão Ludocriativa é voltada para professores ou profissionais que têm o seu exercício com a comunidade, com a formação de recursos humanos e com o desenvolvimento humano. O curso visa ao desenvolvimento de novas habilidades metodológicas, conceituais e humanas. A experimentação metodológica do aluno vai modificando o contexto e favorece crescimento tanto dos indivíduos como da comunidade partindo de seus valores culturais.

Mais informações podem ser obtidas pelo link: LUDOCRIATIVA.