Alunos de Especialização em Segurança do Trabalho participam de aula prática

Publicado em: 13 de Agosto de 2019

Os alunos do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho participaram de uma aula prática de Bloqueio de Energias Perigosas. A aula faz parte de um dos conteúdos desenvolvidos na disciplina de Gerência de Riscos, ministrada pelo professor Francisco de Assis e tem o objetivo de orientar o aluno a aplicar dispositivos que impeçam os acidentes de trabalho.

Durante a prática, os alunos aprenderam mais sobre a aplicação dos dispositivos que impedem o acionamento de sistemas elétricos e de válvulas em outras formas de energia, seja química, mecânica, entre outras. “A importância dessas aulas consiste em que o aluno reconheça os equipamentos utilizados, saiba especificar e treinar equipes de trabalho. Assim, o aluno sairá habilitado para implantar na totalidade o Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), mundialmente conhecido”, pontua o professor Francisco.

Para o pós-graduando, Diógenes Lacerda, a aula é extremamente necessária para a formação profissional dos alunos. “Antes da aula, eu acreditava que ela contemplava apenas energia elétrica e fiquei surpreso ao saber que a técnica aborda todos os tipos de energia”, conta.

Diógenes é funcionário de uma empresa que prioriza a segurança nas atividades realizadas, e se mostra satisfeito com os métodos oferecidos pelo curso. “Apesar de ser uma especialização, o curso oferece a possibilidade de fazer perícia judicial ao ofertar outro tipo de engenharia”, finaliza.

A especialização

A especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho propicia aos profissionais das áreas de Engenharia e Arquitetura conhecimentos para atuarem nos sistemas produtivos, por meio do desenvolvimento de projetos e pesquisas aplicadas à área de Higiene e Segurança do Trabalho. Também propicia o gerenciamento dos sistemas de proteção contra riscos de acidentes e doenças do trabalho, visando à preservação da vida e do meio ambiente.

A pós-graduação da Uniube está com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever pelo link:

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados