Uniube sedia etapa regional da copa do mundo de jogos digitais | Acontece na Uniube

Uniube sedia etapa regional da copa do mundo de jogos digitais

31 de julho de 19
1 / 1

Os apaixonados por desenvolvimento de jogos digitais têm encontro marcado, neste fim de semana, na primeira etapa do Game Jam +, uma maratona na qual os participantes terão 48 horas para criarem o protótipo de um jogo a partir do zero. O evento começa nesta sexta-feira (02), a partir das 20h, e segue até domingo (04), no Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba (Uniube). A maratona é aberta a todos os interessados em jogos, mesmo aos que não têm experiência. As inscrições podem ser feitas pelo site gamejam.uniube.br.


Os competidores serão divididos em equipes de até cinco pessoas. Eles serão avaliados por jurados e também investidores. “São 48 horas de desenvolvimento simultâneo de um jogo com o intuito comercial, sem nada construído antes. Obviamente, o jogo não estará completo após esse tempo, mas os participantes terão mentorias e a apresentação final, na qual os jurados vão avaliar o jogo e opinar onde os competidores podem melhorar para torná-lo o mais comercial possível”, explica o organizador regional do evento, Caio Leite Melo.


Os mentores são professores e profissionais de Uberaba e região, que atuam na indústria de jogos. Os jurados também são especialistas em cada área, como em plano de negócios e desenvolvimentos de jogos. “A gente escolheu profissionais capacitados para que possam auxiliar tanto na produção como na avaliação do produto que a equipe apresentar”, acrescenta Caio. Os dois primeiros colocados seguem para a segunda etapa e recebem apoio técnico de especialistas da área. Após o aperfeiçoamento dos jogos, os participantes disputam a final nacional, no Rio de Janeiro, em novembro deste ano.


Simultaneamente, o Game Jam + vai movimentar jogadores em mais de 30 cidades no Brasil, Bolívia, Chile, África do Sul, Namíbia, Portugal, Irlanda e Filipinas, com o objetivo de fomentar a indústria nacional de economia criativa com novos jogos e empresas. “Esse é um mercado que está em franca expansão e uma das áreas que mais atraem investimentos atualmente. Ou seja, é um dos mercados que mais geram empregos e investimentos em todo o mundo”, ressalta o gestor dos cursos de Jogos Digitais, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Uniube, Luiz Fernando Ribeiro de Paiva, um dos organizadores do evento.


Na opinião de Paiva, o Game Jam + é mais uma oportunidade para os alunos terem contato com a indústria de games, com especialistas em várias áreas relacionadas à tecnologia da informação e à produção de games. “Um evento como este contribui significativamente para a aprendizagem dos alunos que cursam tanto Jogos Digitais quanto outros cursos ligados à área de Tecnologia da Informação e a inúmeras outras áreas”, conclui.