Ex-alunos de Engenharia de Produção têm TCC aprovado no ENEGEP 2019

Publicado em: 02 de Julho de 2019

Os ex-alunos do curso de Engenharia de produção da Uniube, Carla Cristina Custódio de Araújo, Ulisses Fernandes Leite da Silva e Vinicius Blancato Oliveira, tiveram trabalho aprovado no 39º Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2019). O artigo foi produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e orientado pelo professor Wagner Cardoso.

O Encontro é um dos mais importantes congressos da área no Brasil. Ele é realizado desde 1981 e tem o objetivo de reunir profissionais, pesquisadores, estudantes e professores interessados no desenvolvimento da Engenharia de Produção no país. “Cada vez mais percebemos a importância de nos mantermos atualizados para acompanhar o mercado de trabalho. Então, conquistas como essa são sempre ótimas para nós, profissionais recém-formados. Especificamente essa aprovação é razão de grande alegria, por se tratar de um Congresso conhecido nacionalmente e tão importante para a área de Engenharia de Produção”, enaltece Vinicius Oliveira.

Além disso, o ex-aluno também reforça sobre a relevância de tais publicações para o ingresso na pesquisa. “Eu estou apenas começando em uma área que pretendo me desenvolver, que é a pesquisa. A aprovação de trabalhos e a experiência que adquirimos na produção deles com certeza nos amadurece para buscar voos mais altos em futuro próximo como, por exemplo, o ingresso em Programa de Pós-graduação”, compartilha.

O trabalho propõe uma melhoria organizacional no setor administrativo de uma transportadora, por meio da utilização do Lean Office. “Foi analisado criteriosamente e criticamente o ambiente administrativo de uma empresa da região e vislumbrado que ali caberia perfeitamente algo relacionado ao Lean Manufacturing, metodologia inicialmente criada no Japão que se mostrou eficiente em milhares de empresas pelo mundo afora. Pesquisamos, analisamos os dados e decidimos focar em Lean Office, que é a abordagem Lean voltada para escritórios, assim como temos Lean Green (voltada para o meio ambiente), Lean Healthcare (voltada para a saúde, inclusive este tema foi abordado em minha dissertação de mestrado), dentre outros. Ao final, o artigo alcançou com êxito seu propósito, que foi propor melhorias que reduziriam os desperdícios e aumentariam as margens de lucro", esclarece o professor Wagner Cardoso.

Apresentação do trabalho será feita pelo próprio orientador, que é professor dos cursos de Engenharia de Produção, Administração e Logística da Uniube. Além disso, é professor tutor na Educação a Distância dos cursos de Logística, Processos Gerenciais e Administração. “É com extremo orgulho que recebi a notícia da aprovação do nosso artigo no ENEGEP. Sou professor da Uniube há 12 anos e, na minha experiência como docente, já são quase 130 participações em TCCs, entre orientações e bancas”, finaliza o professor.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados