Alunos de Pedagogia fazem releitura de obras de artistas plásticos

Publicado em: 25 de Junho de 2019

Os alunos do primeiro período do curso de Pedagogia da Uniube realizaram releitura de obras de artistas plásticos. O objetivo foi estudar a vida e as obras de um artista, além de socializar os resultados e aprendizagens com a turma. O trabalho faz parte da disciplina “Arte e Educação” e teve como destaque os artistas: Candido Portinari, Ricardo Ferrari, Ivan Cruz.

De acordo com a professora da disciplina, professora Cinayana Silva Correa, a atividade tem o objetivo de aproximar o aluno da arte com a utilização de ferramentas digitais. “Quando o aluno se sente protagonista na construção de suas aprendizagens, ele se envolve e a qualidade dos resultados é excelente. O seminário primou por apresentações criativas da vida e das obras dos artistas, por momentos de pura alegria ao resgatar brincadeiras de infância retratadas por eles (jogo da velha, cabra cega, corre cotia, dança das cadeiras, jogo da velha...) e ao confeccionar brinquedos artesanais: pés de lata, bambolê, corda”.

Ainda para a professora o ponto alto do trabalho foi o contato da turma com o artista Ivan Cruz, que retratou em obra mais de 100 brincadeiras distintas e denominou esta série de “Brincadeiras de Criança”. “Carinhosamente, o artista gravou dois vídeos para os alunos contando brevemente sobre a sua arte, manifestando grande alegria com o estudo e interesse da turma para com a sua proposta artística”, continua.

Para a conclusão dos trabalhos foi organizada uma exposição das releituras dos artistas e dos brinquedos confeccionados. “Como professora, considero que, muito mais que aprender sobre as obras de arte, os alunos tiveram a oportunidade de percebê-la como uma manifestação da própria vida, conhecer o artista, sua vida e a sua linguagem expressiva. E, sobretudo, saber que é possível ir muito além dos estereótipos, estar em contato vivo com a arte, com o artista. Aprender com o outro, ensinar aprendendo”, finaliza a professora.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados