Medicina Uniube é premiada em um dos maiores congressos de neurociência da América Latina | Acontece na Uniube

13 de junho de 19

Os alunos Dr. Douglas Reis Abdalla e Pedro Teixeira Meireles do curso de Medicina da Uniube tiveram trabalhos premiados no Congress on Brain, Behavior And Emotions 2019, um dos maiores congressos de neurociência da América Latina. O evento, que aconteceu em Brasília, é palco para apresentação de novas pesquisas na área médica. Ele contou com palestrantes internacionais e com o debate de temas como: Parkinson, depressão, esquizofrenia, Alzheimer, ansiedade, entre outros.

Para Douglas a participação no evento foi duplamente especial. Ele é professor do curso de Fisioterapia da Uniube e, após mestrado e doutorado, decidiu ingressar novamente na Universidade como aluno do curso de Medicina. “Participar como docente é importante para evidenciar o potencial científico que o Curso de Fisioterapia da Uniube possui. Como discente é relevante, pois ao longo da graduação a busca pela formação científica e a vivência em relação ao  vasto universo da pesquisa despertam no aluno a vontade de ir além das salas de aula”, pontua.

O desenvolvimento do trabalho teve parceria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. “Foi bom para mostrarmos também que há cooperação entre as universidades, visto que um dos trabalhos apresentados foi realizado em parceria com o professor e doutor Gustavo Luvizutto, do curso de Fisioterapia da UFTM. Graças ao Pedro Meireles, meu colega de turma na Medicina, fiquei sabendo do evento e fomos construindo a coleta de informações, a escrita do relato de caso e a estruturação da colaboração entre Uniube e UFTM”, explica Douglas.

Esta é a primeira participação dos alunos em um evento tão grandioso. “Nossa participação no congresso foi bastante proveitosa, visto que entramos em contato com os principais neurologistas e neurocientistas nacionais, cujas obras são usadas no nosso curso. Tivemos contato com jovens expoentes da neurologia do Brasil, o que nos inspira como acadêmicos a sermos dedicados”, conta Pedro.

Os trabalhos foram premiados entre mais de mil inscritos. “Nos sentimos muito lisonjeados, pois os dois trabalhos submetidos foram aprovados e devido à nossa dedicação foram premiados. Isso nos serve de estímulo para que continuemos nesta caminhada de dedicação e estudos. Com o aprendizado adquirido nas aulas de neuroanatomia e neurofisiologia e nas discussões com a professora e orientadora Dra. Janaína Barbosa de Oliveira, nós conseguimos redigir trabalhos de relevância, reconhecidos pela sociedade científica entre os melhores do evento”, continua Pedro.

A coordenadora do curso, professora Dra. Daiene Elisabete Moreira Pereira, que apoiou a iniciativa, enaltece a relevância dessa conquista e parabeniza a performance dos alunos em um congresso de renome nacional e internacional. “É com muito orgulho que recebemos a notícia da premiação dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes Pedro e Douglas no Congress on Brain, Behavior And Emotions 2019. Esse feito demonstra, de forma muito clara, o comprometimento desses alunos com a sua formação médica, e também, a preocupação e dedicação em realizarem atividades extracurriculares de alto nível. Ratificando um dos pilares do o curso de Medicina da Uniube, que visa promover a capacitação técnica e científica dos alunos, para ótimos desempenhos em eventos como esse”, finaliza.

Trabalhos premiados:

01- Título: Relato de Caso: paciente peruano com diagnóstico clínico de síndrome de Rubinstein- Taybi

Autor: Pedro Teixeira Meireles

Orientadores: Prof. Dr. Douglas Reis Abdalla e Dra. Janaína Barbosa de Oliveira

02 - Titulo: Os efeitos da estimulação auditiva rítmica combinada com a fisioterapia no equilíbrio e mobilidade funcional em indivíduos com doença de Parkinson

- Autores: Pedro Teixeira Meireles, Luana Katlen da Silva, Eduardo de Moura Neto e Luciane Aparecida Pascucci Sande de Souza

Orientadores: Prof. Dr. Douglas Reis Abdalla e Prof. Dr. Gustavo José Luvizutto