Projeto da Uniube é aprovado no Edital da Água, da Mosaic Fertilizantes | Acontece na Uniube

Projeto da Uniube é aprovado no Edital da Água, da Mosaic Fertilizantes

07 de junho de 19

Colaboradores da Universidade de Uberaba (Uniube), com o apoio da Incubadora de Negócios da Uniube (Unitecne) tiveram trabalho aprovado no Edital da Água, da Mosaic Fertilizantes, nesta quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente. O Edital tem o objetivo de incentivar e apoiar organizações de ensino superior a terem ações voltadas para a gestão e disponibilidade de água.

O projeto tem a participação da colaboradora da Uniube e presidente do Instituto Ambiental Aondê, Aline Claro de Oliveira, da coordenadora da Unitecne, Dionir Dias de Oliveira Andrade, do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Luís Teixeira Fernandes, e dos professores: Gabriela Marcomini de Lima, Leonardo Campos de Assis e Ricardo Baratella.

O trabalho visa promover o diagnóstico de áreas prioritárias para Recomposição Florestal e fornecer as bases para auxiliar na composição dos critérios para a valorização dos serviços ambientais na Área de Proteção Ambiental (APA) da bacia hidrográfica do rio Uberaba. “O projeto é importante porque servirá de marco inicial para implantação futura do programa na região. A pesquisa permitirá também avançar no conhecimento em relação à parametrização de um modelo de resposta hidrossedimentológica para a APA, a partir de modelos consagrados na literatura técnica especializada, como a Equação Universal de Perda de Solos (EUPS) ”, esclarece o professor Leonardo.

Para a realização do trabalho, será utilizado o software InVEST que, aliado a um Sistema de Informação Geográfica, estima a quantidade potencial de retenção de solo pela vegetação. “Os dados de entrada do modelo são mapas, que precisam ser validados. É onde entra a parceria com o Instituto Ambiental Aondê, responsável por todo levantamento de campo. Além disso, serão feitas análises de água em diferentes pontos para verificação da qualidade da água das microbacias da APA do Rio Uberaba”, explica Aline Claro.

O Instituto Aondê

O Instituto Ambiental Aondê foi fundado em 2009, por três alunas do curso de Engenharia Ambiental do Uniube, Aline Claro, Karina da Costa Sousa Lima e Kátia da Costa Sousa Rajovic. Ele foi constituído como uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, com natureza e fins não lucrativos e sem caráter político-partidário, cujo objetivo maior é promover a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.