Engenharia Civil visita Controle de Tráfego da SETTRAN em Uberlândia | Acontece na Uniube

Engenharia Civil visita Controle de Tráfego da SETTRAN em Uberlândia

03 de junho de 19

Os alunos do curso de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia visitaram, este mês, a sede do Controle de Tráfego em Área da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Uberlândia – SETTRAN. Na ocasião, os graduandos acompanharam o controle de tráfego em tempo real, visualizaram os dados sobre volume e a taxa de ocupação das vias urbanas e, ainda, tiveram a oportunidade de acompanhar os diversos gráficos estatísticos das ruas e avenidas de Uberlândia.

A recepção foi feita pelo coordenador de tráfego, Alex de Andrade Bernardes, que explicou para os estudantes como funciona o acompanhamento e gerenciamento do trânsito. “Esse sistema de controle de tráfego centralizado projeta Uberlândia, no cenário nacional, como uma das primeiras a implantar um sistema de controle informatizado de semáforos que operam em rede”, informou Alex.

Também esteve com os alunos o Diretor de Estatísticas e Controle de Tráfego, Marcos Henrique Gonçalves, que falou sobre a implantação desse planejamento em Uberlândia. “O novo sistema gerou a necessidade da substituição dos antigos controladores, já ultrapassados, e da rede semafórica por outros equipamentos eletrônicos que estão interligados, através da rede de dados, a uma central informatizada”.

A visita faz parte de uma das atividades da disciplina Engenharia de Tráfego. Para Carlos Henrique Gonçalves, aluno do nono período, a principal vantagem em poder acompanhar um sistema desse porte em funcionamento é a possibilidade de sintetizar as informações da sala da aula, na prática. “O grande diferencial da Uniube é a preparação que recebemos, não apenas para o meio acadêmico, mas também para o mercado de trabalho”.

“Hoje, a maioria dos engenheiros sai das universidades sem conhecimento ou com pouco conhecimento prático. Na Uniube isso é diferente, fazemos várias visitas técnicas durante a formação acadêmica e, além disso, as matérias são voltadas para a prática”, afirma o estudante.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia, professor Carlos Barreiro, os alunos vivenciaram, na prática, o que já é repassado em sala de aula. “A Engenharia de Tráfego é uma área específica da Engenharia Civil e possui um grande poder de transformação na gestão dos deslocamentos, sobretudo agora, que se verifica um crescimento acentuado da frota de veículos nas diversas cidades em todo Brasil. Essa transformação pode ser traduzida em maior fluidez para o tráfego e maior segurança para os usuários das vias, gerando elevação da qualidade de vida urbana”, finaliza Barreiro.