ACESSO EXCLUSIVO.           WEBMAIL
+ Menu

Com apoio da Uniube, Jorge Alberto Nabut lança livro de poesias

Publicado em: 14 de Maio de 2019


O Campus Centro da Universidade de Uberaba (Uniube) foi palco do lançamento do livro de poesias “O Círculo dos Bastidores”, de Jorge Alberto Nabut. A cerimônia aconteceu na última quinta-feira, à noite, e reuniu dezenas de convidados, entre eles, autoridades, como o prefeito Paulo Piau — que estava acompanhado da primeira dama —  e vereadores, além do Reitor da Uniube, professor Marcelo Palmério, e o presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, João Eurípedes Sabino.

Em “O Círculo dos Bastidores”, pelo qual responde também pela concepção visual, o autor confronta e dialoga com os trabalhos manuais herdados de sua mãe, Mariana Abdanur Nabut, que bordava à máquina. E a máquina de costura e de bordar é fruto da Revolução Industrial, que alavancou a economia e o progresso da Europa e dos Estados Unidos, no final do século XIX, juntamente com outras invenções de maior importância.

Os dois trabalhos — dos bordados, fotografados por Ramon Magela, e do poeta — se miram e se refletem nas páginas do novo livro. Entre outras ilustrações, raras — uma delas é da famosa revista A Estação, do século XIX, e gravuras adquiridas de “booknistas”, livreiros que trabalham à margem do rio Sena, em Paris —, o autor também recorre às imagens do Livro Singer de Bordar à Máquina (1930), utilizado pela mãe quando aluna do curso de bordar.

Para o presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, João Eurípedes Sabino, Nabut é um dos grandes valores literários que Uberaba, Minas Gerais e o Brasil inteiro possuem. “Jorge tem uma vida inteira dedicada à cultura. Ele não é só um literato: ele é um ator, um autor, um teatrólogo, um diretor. Ele é um artista completo. Isso, para nós que o temos como membro da Academia, é um fator de elevada honra, porque ter uma pessoa com esse nível, enaltece, não só a Academia, como a região inteira”, destaca.

Segundo Sabino, Uberaba precisa de obras com esta lançada por Nabut. “Nós estamos deixando de lado as reminiscências, as boas recordações, aquele tempo em que um vizinho visitava o outro, em que a família ficava na calçada à noite, dormia-se com as janelas abertas. Jorge, com os pés no presente, se vira para o passado e vai buscar em casa um grande exemplo a que ele assistiu e transformou em livro. A academia está sumamente honrada neste momento e eu, como presidente, posso dizer que estou ganhando um presente em nome da diretoria que está à frente da instituição, que é a obra de Jorge Alberto Nabut”, completou.

Nesta edição, o autor contou com quatro parceiros: Universidade de Uberaba, Codau, ABCZ Mulher e a jornalista Ellen Gomes. O livro foi editado pela 3P, em quatro cores, papel vergê e capa dura. A venda dos 50 primeiros exemplares foi revertida para a Associação de Combate ao Câncer de Uberaba (Vencer).



https://www.uniube.br/conteudo2.php?p=4&m=&c=2128


TRABALHE CONOSCO      SEJA PARCEIRO      CONTATO

Receba novidades no seu e-mail

Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."


 Teleatendimento


Presencial: 0800 34 3113
EAD: 0800 940 2444



Campus Centro
Av. Guilherme Ferreira, 217
Bairro Centro
38.010-200 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0001-87


Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801
Bairro Universitário
38.055-500 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0002-68


Campus Marileusa
Av. Floriano Peixoto, 6495
Bairro Granja Marileusa
38.406-642 - Uberlândia/MG
CNPJ - 25.452.301/0008-53


Campus Gestão e Direito (UGD)
Av. Marcos Freitas Costa, 1041
Bairro Daniel Fonseca
38.400-328 - Uberlândia/MG

CNPJ - 25.452.3001/0004-20

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados
Desenvolvido   
pela