Professoras da Uniube publicam capítulo em livro

Publicado em: 13 de Maio de 2019

Três professoras da Universidade de Uberaba (Uniube) publicaram, no último mês, um capítulo no livro Filosofia Política, Educação, Direito e Sociedade, da editora Atena. Faraídes Maria Sisconeto, Fabiana Helena Silva e Valeska Guimarães desenvolveram juntas o capítulo 16 da publicação, intitulado A Monitoria no Ensino Superior – Ação e Reflexão do Fazer Docente.

De acordo com a professora Faraídes, as docentes viram a oportunidade da publicação quando descobriram que a editora Atena buscava textos referentes a experiências pedagógicas. “Sempre quando escrevemos algum material julgamos interessante publicá-lo. Em 2018 desenvolvemos um estudo sobre a monitoria de leitura e produção de textos acadêmicos, uma vez que a procura por essa monitoria apresentou uma melhora significativa. Enviamos o material e, após análise do Conselho Editorial, a editora entrou em contato conosco, solicitando a autorização para publicar o artigo”, conta a professora, representando o grupo.

Sobre a escolha do assunto abordado, Faraídes explica que, considerando a proposta do Programa Institucional de Monitoria de Ensino (PIME) da Uniube, e a importância de contribuir para a formação dos alunos quanto ao uso da linguagem na formação acadêmica e profissional, o tema surgiu. “Os resultados evidenciaram a monitoria acadêmica como uma atividade relevante no ensino superior, uma vez que possibilitou aos monitores redefinirem os conteúdos e desenvolverem habilidades inerentes à prática docente; aos alunos monitorados apreenderem e construírem novos conhecimentos e aos professores avaliarem a sua prática pedagógica”, analisa.

Para elas, a experiência de debater ideias importantes para o enriquecimento da prática docente e do aprendizado dos alunos discentes é sempre necessária. “É motivador para alunos e para professores ver idealizações saírem do papel e se tornarem um benefício para a comunicação, para a escrita, para a formação acadêmica, profissional e pessoal. Estamos convictas de que publicar os bons resultados do trabalho que desenvolvemos aqui será profícuo para a comunidade acadêmica.”.

O livro pode ser acessado em : LINK

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados