ExpoZebu: Uniube marca presença no 10º Encontro Rural Jovem

Publicado em: 09 de Maio de 2019

Professores e alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Agronegócio da Universidade de Uberaba (Uniube) participaram, na semana passada, do 10º Encontro Rural Jovem, durante a ExpoZebu 2019. O evento organizado pelo projeto ABCZ Jovem em parceria com a Sociedade Rural Brasileira (SRB) aconteceu no Tatersal Rubico de Carvalho, no Parque Fernando Costa. Na ocasião, foram montados painéis de debates para receber os estudantes e jovens lideranças.

O primeiro painel abordou empreendedorismo e inovação, as oportunidades que o agronegócio tem que não são só no campo. E o segundo painel foi técnico, com os pesquisadores da Embrapa falando de sustentabilidade e de integração lavoura-pecuária-floresta. “O encontro é muito positivo para o curso de Medicina Veterinária e para os estudantes da área agrícola e pecuária da região de Uberaba, porque ele traz inovação e os nossos alunos das Ciências Agrárias têm muito a ganhar com esse tipo de evento”, destacou o diretor do curso de Medicina Veterinária, Eustáquio Resende Bittar.

Para ele, a ExpoZebu tem muito a contribuir com os alunos de Veterinária e Agronegócio. “O fato de a gente estar na capital do Zebu e termos a maior associação da classe do mundo em parceria, faz com que o curso de Medicina Veterinária, além da formação generalista que o estudante de veterinária deve ter, passe a ter também uma formação com uma certa afinidade para a bovinocultura”, disse.

O presidente da ABCZ Jovem, Rivaldo Neto, comemorou o sucesso do evento. “Ficamos bastante satisfeitos pelo resultado que a gente obteve, com 700 pessoas presentes para escutar nossos palestrantes. Já estamos na 10ª edição do evento, onde a gente busca trazer temas da atualidade que envolvem a pecuária e, principalmente, o Zebu para discutir entre os jovens das universidades e faculdades parceiras: Uniube, Fazu e IFTM”, ressaltou.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, professor e engenheiro agrônomo André Luís Teixeira Fernandes, citou a importância da participação dos estudantes em eventos como esse. “É interessante para eles verem as novidades que têm no agronegócio, que é a atividade que está bancando o Brasil há muito tempo. Então, é interessante que esse pessoal prestigie o evento, principalmente os nossos alunos, porque o nível dos palestrantes é sempre fantástico e aí eles podem, com certeza, trazer esse conhecimento para dentro da sala de aula e também para sua atividade profissional, porque muitos dos nossos alunos já trabalham com isso, com a parte de agronegócio, pecuária ou agricultura. Para eles é fantástico estar presente neste momento”, afirmou.

Sobre o projeto

A ABCZ Jovem é um núcleo da Associação Brasileira de Criadores de Zebu e foi lançada em 2017. O objetivo é incentivar a formação de novos pecuaristas e lideranças para o agronegócio brasileiro. “É muito bom ver tanta gente jovem reunida, engajada com o meio rural neste evento tão importante para a ABCZ”, disse, durante o encontro, o presidente da entidade, Arnaldo Manuel Machado Borges.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados