Extensão: Amizade Compatível promove doação de sangue na Uniube

Publicado em: 03 de Maio de 2019

No último dia 25 de abril, o Hemocentro Móvel esteve presente no bloco S da Universidade de Uberaba (Uniube), onde realizou a coleta de doações de sangue e cadastros de doadores de medula óssea. A ação é feita, semestralmente, em parceria com o projeto de extensão Amizade Compatível e o Hemocentro de Uberaba. Na ocasião, mais de 50 voluntários, dentre alunos e funcionários da instituição, estiveram presentes para doar. Desses, 41 foram considerados aptos para doação.

De acordo com o professor do curso de Medicina, Aldo Matos, um dos membros do Amizade Compatível, a comunidade acadêmica tem o costume de abraçar o projeto em todas as edições. “A ação do dia 25 foi a primeira do ano, e, como nas anteriores, a comunidade universitária sempre aderiu muito bem. Isso já era esperado desde a primeira vez que trouxemos o Hemocentro Móvel. Os alunos e os funcionários vêm. Então, a gente acaba tendo um número maior de procura do que o número de doações que o Hemocentro consegue captar nesse tempo”, afirma o professor.

O Amizade Compatível é realizado com o envolvimento dos estudantes. Para a aluna do 7º período de Medicina, Denise Oliveira, o projeto é, além de tudo, um grande trabalho social. “Ele mexe com a comunidade como um todo e faz ainda uma conscientização com os estudantes da faculdade, atingindo uma parcela da população que ainda não está tão ativa para a doação de sangue”, diz. Ela faz parte do Amizade Compatível há dois anos.

A aluna do 2º período de Odontologia, Ana Júlia Andrade, foi uma das universitárias que aderiu ao projeto e doou sangue. Para ela, a ação é importante porque sempre existe alguém que precisa. “A gente sabe que o banco de sangue de Uberaba é escasso, então, eu acho uma ação muito bonita, tanto da Uniube quanto da nossa parte”, ressalta.

Para a responsável pela captação de doadores do Hemocentro, Ieda Alves de Souza, a ação do Hemocentro Móvel, promovida pelo Amizade Compatível, é boa para a comunidade acadêmica, para a sociedade no geral e também para o Hemocentro, que sempre precisa de doações. Ela aproveita para agradecer os colaboradores e doadores voluntários.

“Quem quiser fazer uma doação, a qualquer momento, é só se dirigir ao Hemocentro. Além disso, o Amizade Compatível também tem o costume de realizar visitas para conhecer o Hemocentro e fazer doações, então, é só ficar atento às redes sociais do Amizade Compatível também”, conclui Aldo.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados