Pós-Uniube abre inscrições para o curso de Especialização em Nutrologia

Publicado em: 15 de Abril de 2019

A Universidade de Uberaba oferta para o segundo semestre de 2019 o curso de Especialização em Nutrologia. A pós-graduação tem o objetivo de capacitar médicos nesta especialidade e proporcionar a eles a aptidão de identificar e tratar a desnutrição, com o fornecimento de suporte nutricional adequado para cada paciente. O curso tem o foco na Terapia Nutricional Hospitalar e Ambulatorial e contará com aulas práticas e teóricas.

A Nutrologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo do diagnóstico e tratamento de casos agudos e crônicos de distúrbios nutricionais. Ela visa tratar as diversas enfermidades e patologias relacionadas a erros alimentares, carências e hábitos de vida. O profissional da área é responsável por atuar na prevenção primária e secundária de patologias que possuem relação com nutrição. “A Nutrologia Médica é uma especialidade, que não consta no currículo da graduação de medicina na grande maioria das faculdades do país. Por este motivo há uma carência de conhecimento médico e de profissionais especializados nesta atividade”, afirma o médico nutrólogo e coordenador do curso da parte teórica, Dr. Edson Credidío.

Ainda segundo o nutrólogo Edson, foi feito um plano de curso com módulos mensais, em que foram elaborados temas diferentes e necessários para a formação na especialidade. Além disso, mensalmente, docentes diferentes, renomados e de referência nacional (com PhD e Pós-doutorado), da área irão ministrar as aulas, explorando por completo os assuntos. O curso objetiva elaborar, orientar e conhecer a bioquímica dos alimentos, saber as novidades sobre os alimentos funcionais, erros inatos do metabolismo, definições e terapias, capacitação para que o médico participante tenha condições de conhecer a alimentação enteral e parenteral hospitalar. Dietética intensiva para quem pretende ser médico de SPA e ambulatório e capacitação em Segurança Alimentar. Preparar os médicos para receberem a titulação em Nutrologia Médica reconhecida pelo MEC”, completa.

O nutrólogo e coordenador da parte prática do curso, Dr. Cláudio Barbosa, enaltece que o objetivo é a formação de excelência dos profissionais, no atendimento de doenças nutrológicas aos pacientes hospitalares e de ambulatório (consultório). “A expectativa da nossa equipe é grande, pois o cenário nacional carece de práticas hospitalares nas áreas de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. As aulas práticas serão realizadas nos ambulatórios, enfermarias e UTIs do Hospital Universitário Mário Palmério da UNIUBE, em Uberaba-MG. Trata-se de um hospital moderno, com tecnologia de ponta, credenciado como de Alta Complexidade em Terapia Nutricional pelo Ministério da Saúde e como Hospital de Ensino pelo MEC”.

As aulas irão acontecer de quinta-feira a domingo quinzenalmente, por um período de dois anos. Mais informações podem ser obtidas pelo link: http://uniube.br/cursosDetalhes.php?curso=2572&modalidade=2&cursoTipo=3&p=2&m=&i=Array

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados