2ª Marcha dos Penitentes acontece nesta sexta-feira | Acontece na Uniube

2ª Marcha dos Penitentes acontece nesta sexta-feira

11 de abril de 19

A tradicional Marcha dos Penitentes, promovida pela Arquidiocese em parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube), acontece nesta sexta-feira (12), às 20h. A caminhada parte da igreja São Mateus, no bairro Boa Vista, em direção à Catedral Metropolitana, na região central da cidade. O intuito do evento é proporcionar um momento de reflexão acerca de uma vida mais tolerante.

A Marcha dos Penitentes é uma manifestação popular no Brasil. Realizada durante a ‘Semana das Dores’, como forma de preparação para Páscoa, a caminhada reúne fiéis de todas as religiões cristãs. “Na oportunidade, faremos [a cerimônia] de ‘lava-pés’. Depois, iremos celebrar a ‘última ceia’, na qual serão distribuídos o pão e o vinho a todas as pessoas, simbolizando o corpo e o sangue de Jesus e relembrando a presença dele”, ressalta o coordenador do evento, professor Décio Bragança.

Este ano, durante a caminhada, serão sete paradas, em que serão feitas reflexões das palavras de Jesus, representações, apresentação artística e cânticos. A Marcha se encerra por volta das 22h, na porta da Catedral. Segundo Décio, esse é um momento de mudança e transformação. “A gente espera que a comunidade reflita sobre a vida para que sejamos mais tolerantes, pois vemos tantos coisas ruins acontecendo causadas pelo ódio. Está na hora de pensar um pouquinho sobre isso”, afirma.

Marcha dos Penitentes na Uniube

No dia 17 de abril, a Marcha acontece no Campus Aeroporto da Uniube. A celebração pretende reunir fiéis e colaboradores da instituição, além de alunos e comunidade em geral.