Evento comemora centenário de obra de Freud e reúne mais de 200 profissionais de psicanálise

Publicado em: 25 de Março de 2019

*Com informações da NaMídia Assessoria de Comunicação

Programação do Pré-Congresso de Psicanálise do Triângulo Mineiro movimentou o fim de semana em Uberaba

Durante o fim de semana, Uberaba (MG) reuniu os importantes profissionais de psicanálise do país para debater "O Estranho" de Sigmund Freud, que é considerado por muitos o pai da psicanálise. A obra completa 100 anos em 2019 e continua sendo uma das maiores referências para a área.
Ao todo, mais de 200 pessoas, entre acadêmicos, docentes, psicólogos e psicanalistas participaram do Pré-Congresso de Psicanálise do Triângulo Mineiro. O encontro aconteceu na Universidade de Uberaba (Uniube). “Para nós, é uma felicidade muito grande perceber o engajamento das pessoas. A psicanálise precisa ser mais compreendida e explorada na sociedade de hoje, e encontros como este contribuem para isso”, destaca uma das organizadoras do evento, Ana Alice Ávila.
Com o tema “O Estranho: In/Confidências”, a programação começou na sexta-feira com rodas de conversas com grandes nomes do mercado como Anette Blaya Luz, presidente da Febrapsi; Sérgio Kedhy, da SbpMG; e Leda Affonso Figueiredo Herrmann, da SBPS. No sábado, profissionais reconhecidos de Uberaba, Uberlândia, Frutal, Ribeirão Preto, Franca, Brasília, Porto Alegre, e Curitiba participaram das mesas, que colocaram em discussão os assuntos que serão abordados na edição deste ano do Congresso Brasileiro de Psicanálise, realizado em junho, em Belo Horizonte. "Foi uma oportunidade importante de ouvir daqueles que se dedicam a estudar textos psicanalíticos", destaca Sandra Abadia, uma das organizadoras do evento.
Uma das palestrantes, diretora da Febrapsi (Federação Brasileira de Psicanálise), Cláudia Aparecida Carneiro, salientou a importância e a relevância dos ensinamentos de Freud, mesmo um século após a sua publicação. “Os textos podem ter sido publicados há muito tempo, mas as discussões sobre estes temas nunca foi tão atual. É fundamental a participação das pessoas da área da Psicologia em encontros como este, que nos ajudam a entender melhor o funcionamento da mente humana”, afirmou Cláudia.
O Pré-Congresso de Psicanálise do Triângulo Mineiro foi organizado pelo Grep (Grupo de Estudos Psicanalíticos) e por dois grupos de psicanálise sediados em Uberlândia (MG) – o Ceepu (Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia) e o Núcleo de Psicanálise de Uberlândia. O evento serviu como uma preparação para o Congresso Brasileiro, colocando em pauta os temas que serão abordados no decorrer do evento principal. "Estamos muito felizes com a oportunidade de acompanhar um evento como este em nossa cidade. A psicanálise ainda é vista como algo muito distante para muita gente, então este evento tem muito a contribuir com nossa região", destacou a participante, a psicóloga Fernanda Mendes.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados