Extensão: Programa Sustenta realiza parceria com a Prefeitura de Uberaba

Publicado em: 21 de Março de 2019

O Programa de Extensão Sustenta realizou uma reunião com representantes da Prefeitura de Uberaba para avaliar as atividades realizadas e o planejamento de novas ações. Estiveram presentes o professor do curso de veterinária, Maurício Scoton Igarasi, os alunos da graduação Marcos Nunes e Gabriel Furquim, e os responsáveis pelo Departamento de Produção Agropecuária, José Geraldo Borges e Felipe Sabino.

O Sustenta é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Propepe). Ele tem a proposta de complementar os três alicerces da universidade: ensino, pesquisa e extensão e tem o objetivo de diagnosticar e propor soluções para as deficiências existentes nas propriedades rurais. “O Sustenta, por meio de aplicação de formulário e criação de relatórios, fornece alternativas de melhorias para a sustentabilidade da atividade pecuária em todos os aspectos (ambiental, social e econômico) ”, afirma o professor Maurício.

São feitos o diagnóstico e a avaliação situacional da produção de leite, como fator produtivo ou condição de produção, com orientações específicas a serem adotadas.  “Pretende-se explorar a capacidade produtiva, otimizando os recursos e insumos, a fim de minimizar os custos de produção e tornar a atividade sustentável. Para realização com maior eficiência, os alunos envolvidos compartilharão informações com os produtores, criando e auxiliando na execução dos projetos”, continua.

O Sustenta possui parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba – PMU. “Foram visitadas e diagnosticadas 17 unidades produtoras de leite, na maioria pequenos produtores com carência de assistência técnica. Nesse segundo momento, com o apoio do Prof. Raul Novasco de Morais, os alunos irão retornar para as propriedades rurais, apresentando o relatório e disponibilizando ações de manejo sanitário, reprodutivo e nutricional. O programa de extensão aproxima os alunos da realidade do campo, tornando-se mais oportunidade de aprendizado”, finaliza.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados