Novas tendências de psicanálise clínica serão apresentadas na Uniube

Publicado em: 20 de Março de 2019

*Com informações da NaMídia Assessoria de Comunicação

Nesta sexta-feira (22), a abertura oficial do Pré-Congresso de Psicanálise do Triângulo Mineiro, realizado na Universidade de Uberaba (Uniube), contará com uma palestra da presidente da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), doutora Anette Blaya Luz. O evento, com duração de dois dias, precede o Congresso Brasileiro de Psicanálise, programado para junho, em Belo Horizonte (MG), e organizado pela entidade.

O tema central do pré-congresso é O Estranho, conceito apresentado por Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise. É nesse contexto que se insere a palestra da doutora Anette, intitulada A Subjetividade do Analista e os Estranhamentos da Clínica. “Trata-se de uma vertente moderna do encontro analítico, onde se considera a pessoa do analista, sua personalidade, como fator fundamental no desenvolvimento do processo analítico”, explica.

De acordo com Anette, o método da psicanálise oferece uma forma de perseguir a saúde mental e emocional, como resposta aos desafios crescentes de uma sociedade regida por relações de poder e dinheiro.

A presidente da Febrapsi explica que a vida moderna exerce pressões sobre o indivíduo – relacionadas ao sucesso profissional, afetivo, estético e social –, o que pode comprometer a saúde emocional. “Toda e qualquer pessoa pode se beneficiar de um tratamento psicoterápico, pois a vida é difícil e há momentos em que a ajuda especializada é decisiva”, comenta.

Ainda segundo a presidente, o pré-congresso ajuda os participantes a se familiarizarem com os temas que serão abordados no congresso principal. Além disso, trata-se, também, de uma oportunidade de dar a conhecer ao público as vantagens da psicanálise como terapia que visa à saúde mental.

“Os eventos preparatórios são importantes porque servem de estímulo para os debates científicos que acontecerão durante o Congresso. Encontros científicos, como este que acontece em Uberaba, oferecem excelentes oportunidades para o aprimoramento dos profissionais da área da saúde mental”, avalia.

O Pré-Congresso de Psicanálise do Triângulo Mineiro, que acontece nos dias 22 e 23 de março, é organizado pelo Grep (Grupo de Estudos Psicanalíticos) e por dois grupos de psicanálise sediados em Uberlândia (MG) - o Ceepu (Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia) e o Núcleo de Psicanálise de Uberlândia. São esperados mais de 200 profissionais, entre psicanalistas, psicólogos e docentes do Triângulo Mineiro e do interior de São Paulo.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados