Primeiro workshop sobre a Ferrovia do Cerrado acontece em Uberlândia | Acontece na Uniube

Primeiro workshop sobre a Ferrovia do Cerrado acontece em Uberlândia

15 de março de 19
1 / 1

No dia 29 de março acontece, na Uniube Uberlândia, o 1º Workshop EF-262: Ferrovia do Cerrado. O evento tem como objetivo debater assuntos técnicos ferroviários, ações e estratégias necessárias para a implantação da Ferrovia EF-262, trecho Alto Araguaia/MT-Uberlândia/MG, indispensável para a integração da região Centro-Oeste e do Brasil.


O empenho na implementação desse trecho é voltado para o transporte de cargas de baixo valor agregado da agroindústria do país. As dimensões da produção de granéis agrícolas e produtos diversos ao longo do traçado preliminar da ferrovia EF-262, prevista no Sistema Nacional de Viação, requerem uma rede de transporte adequada às cargas, com perfil ferroviário, atualmente alocadas à rede rodoviária, gerando altos custos e riscos logísticos.


Tal inadequação ficou mais evidente na greve dos caminhoneiros de maio/2018, que culminou na questão do tabelamento do valor de fretes e, na ocasião, falta de diversos produtos em todo território nacional. Considerando ainda a oportuna transição de governo, é nesse ambiente que a academia, órgãos públicos, associações e os agentes do setor produtivo se unem para aprofundar a discussão sobre assuntos técnicos e a integração ferroviária no Brasil.


Para o coordenador do curso de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia, professor Carlos Barreiro, a participação da universidade em um assunto tão importante e que contempla as áreas de competência dos egressos é essencial, visto que a inovação no setor produtivo tem como consequência o desenvolvimento do país. “Em cenários assim, a Uniube se une aos órgãos públicos, associações e os agentes do setor produtivo para aprofundar a discussão sobre assuntos técnicos relativos à integração ferroviária no Brasil, especificamente na região Centro-Oeste”, afirma o coordenador.


De acordo com Barreiro, as limitações da logística nacional do transporte de cargas serão apresentados e debatidos de forma técnica. “Conduziremos o workshop sob a ótica das melhorias  que a implantação do novo trecho da EF-262 pode trazer para nossa região, considerando o crescimento da agroindústria na região Centro-Oeste e Triângulo Mineiro, as graves deficiências no planejamento sistêmico voltado para o transporte ferroviário nessas regiões e a deficiência na integração com o eixo ferroviário da Ferrovia Norte-Sul e com os portos da região Sudeste”, finaliza.


O evento, que é voltado para todos que tenham interesse em investir e/ou melhorar seus conhecimentos sobre a área ferroviária, será constituído de duas etapas, cada uma com três palestras de 50 minutos e resposta a 3 perguntas. Ao final de cada etapa ocorrerá uma mesa redonda com os três palestrantes, conduzida por um mediador, para responder a mais perguntas e debate com a plateia.


1º Workshop EF-262: Ferrovia do Cerrado acontece no dia 29 de março, das 7h às 18h na Uniube Uberlândia (Avenida Floriano Peixoto, 6495 - Granja Marileusa).


O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas em sympla.com.br