Com novidades, Calourada 2019 dá as boas-vindas aos novos alunos

Publicado em: 20 de Fevereiro de 2019

Os alunos ingressantes da Universidade de Uberaba foram recepcionados, na noite de segunda-feira (18), com a tradicional Calourada. Este ano, o evento de boas-vindas da instituição trouxe novidades para melhor acolher o estudante. De casa, amigos e familiares puderam acompanhar, ao vivo, via internet, a transmissão do curso de Comunicação Social. Na programação, teve DJ, stand-up comedy e tour pelos principais pontos do Campus Aeroporto.

A Calourada 2019 teve início com execução da playlist musical de Volta às Aulas da Uniube, no Spotify. Paralelamente, os alunos do curso de Jornalismo entrevistaram calouros, veteranos e representantes das Atléticas e baterias. Em seguida, os gestores de cada um dos cursos subiram ao palco e foram apresentados aos ingressantes. Enquanto isso, os professores do Direito, Jussara Pedrosa e Roberto Lins, fantasiados de personagens de filmes de terror, passeavam em meio aos alunos e interagiam com a galera.

A Polícia Militar apresentou o Programa Universitários Protegidos, uma parceria com a Uniube. Eles convidaram os calouros para as palestras de orientação de segurança. O Grupo de Oração Universitária (GOU) e a Aliança Bíblica Universitária (ABU) convidaram os ingressantes para participarem dos projetos. Para deixar o ambiente mais divertido, os humoristas Luiz Alluado e Kairo Morlim, do Zebu em Pé, grupo de comédia da região, se apresentaram na sequência.

Logo depois, gestores, assistentes pedagógicos e alunos-anjos guiaram os calouros por um passeio pelo Campus Aeroporto e para os blocos de cada um dos cursos. Os ingressantes foram recebidos ao som das principais baterias e com uma série de ações organizadas pelos cursos.

O calouro, Iago Beuller Oliveira Pereira, de 24 anos, vai cursar Sistemas de Informação e está empolgado com o curso. “Desde muito tempo eu gosto de programação e de computador. Eu percebi que é nessa área que tenho de trabalhar mesmo. A minha expectativa é que eu consiga aprender muita coisa que ainda não sei, já que eu era autodidata. Vou poder aprender as coisas que eu não pude sozinho. É uma longa jornada, porque eu sei que são muitos cálculos (risos)”, afirma.

A caloura, Valdineia Custodia Neto, de 48 anos, sempre sonhou estudar Pedagogia. Para ela, nunca é tarde para começar. “Decidi cursar Pedagogia pelo amor que tenho a essa profissão. E, para mim, a idade não é e nunca foi problema. Eu acho que vou ficar perdida nos primeiros dias, mas depois me adapto. Enfim, os meus planos são: trabalhar e ajudar bastante”, ressalta. Valdineia chegou à Uniube acompanhada da filha, que cursa Farmácia.

Para o Pró-Reitor de Ensino Superior da Uniube, Marco Antônio Nogueira, o balanço da Calourada este ano é positivo. “Recepção diferenciada e integradora, demonstrando todo ‘calor humano-acadêmico’, que é característica da Uniube. Trata-se de mais uma etapa do ‘rito de passagem’ para o Ensino Superior, deixando para sempre uma marca no futuro profissional”, destaca. Segundo ele, a chegada dos calouros aumenta a responsabilidade da Instituição em contribuir para uma sociedade mais justa. “A educação em nível superior é fundamental no futuro do país”, conclui.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados