Aluna da Uniube é entrevistada pelo 'Fantástico', da TV Globo | Acontece na Uniube

Aluna da Uniube é entrevistada pelo 'Fantástico', da TV Globo

22 de janeiro de 19

A aluna do curso de Enfermagem da Universidade de Uberaba (Uniube), Thaís Tauane Antunes Silva, foi destaque, no último domingo (20), de uma reportagem especial do “Fantástico”, da TV Globo. O programa mostrou que o Brasil tem quase 1,9 mil municípios sem dinheiro nem para pagar a própria máquina pública e questionou se o país tem condições de ter mais 300 novos municípios.

Thaís mora em Água Comprida, a cerca de 50 quilômetros de Uberaba. A cidade, com pouco mais de dois mil habitantes, foi citada como exemplo de munícipio que gasta, com eficiência, o dinheiro público para melhorias, recapeamentos, obras de infraestrutura e acessibilidade, saúde e educação.

A reportagem de Eduardo Faustini mostrou que a Prefeitura oferece ônibus gratuito para os universitários virem a Uberaba e bolsas de estudo. “Dá até 60%, dependendo da bolsa. Eu ganho 50% [do município] e mais 50% do PROEM. Então, a minha universidade é quase de graça”, disse a estudante na entrevista. PROEM é o programa de bolsas criado pela Uniube para alunos do Ensino Médio em escolas públicas.

As gravações aconteceram em outubro de 2018, mas a matéria só foi ao ar este ano. Na época, o “repórter secreto do Fantástico”, Eduardo Faustini, esteve no Campus Aeroporto da Uniube para gravar cenas dos estudantes chegando à universidade no ônibus oferecido pelo município. A equipe da TV Globo ainda filmou Thaís e o aluno Guilherme Fávero, também de Água Comprida, em sala de aula.

A reportagem pode ser assistida, na íntegra, no GloboPlay. Basta acessar o seguinte endereço eletrônico: globoplay.globo.com/v/7314292/programa/.