Posse da Brigada de Incêndio é realizada nos campi Aeroporto, Centro e NPG | Acontece na Uniube

Posse da Brigada de Incêndio é realizada nos campi Aeroporto, Centro e NPG

09 de janeiro de 19
1 / 8
2 / 8
3 / 8
4 / 8
5 / 8
6 / 8
7 / 8
8 / 8

No último mês, foi realizada a posse da Brigada de Incêndio da Universidade de Uberaba (Uniube), nos campi Aeroporto, Centro e NPG.  A Brigada de Incêndio corresponde a um grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento, para realizar atendimentos em situações de emergência.


O técnico de segurança do trabalho, Guilherme Batista de Oliveira, conta que para participar da equipe é necessário atender a alguns requisitos. “O membro deve permanecer na edificação, possuir boa condição física e boa saúde, possuir bom conhecimento das instalações, ter responsabilidade legal e ser alfabetizado”, explica.


Segundo Guilherme, atualmente, são 171 integrantes no campus Aeroporto, 45 no campus Centro e cinco no campus NPG, organizados de forma funcional. “Os brigadistas executam as atribuições conforme a legislação. O líder cuida da coordenação e execução das ações de emergência área de atuação dele. O chefe fica responsável por uma edificação com mais de um pavimento/compartimento. Já o coordenador geral se encarrega de todas as edificações que compõem uma planta”, detalha.


A periodicidade do treinamento do brigadista deve ser, no máximo, de dois anos ou quando houver alteração de 50% dos membros da Brigada. Terminando esse prazo, um novo treinamento deve ser realizado.