Uniube recebe o Selo Instituição Amiga do Empreendedor

Publicado em: 28 de Novembro de 2018

A Universidade de Uberaba (Uniube) aderiu, neste mês, ao Programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE) com o recebimento do Selo Empresarial do Ministério da Educação (MEC). As instituições de Ensino Superior que possuem esse selo se comprometem e se responsabilizam a difundir o tema empreendedorismo no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Anualmente, a Uniube deverá apresentar o Relatório das ações realizadas para a Comissão Interinstitucional de Implantação e Monitoramento do Programa Instituição Amiga do Empreendedor.

Segundo a coordenadora da Unitecne – Incubadora de Empresas da Uniube, Dionir Andrade, a Universidade já executa diversas ações voltadas para intensificar e fortalecer o comportamento empreendedor. “Destacamos um belo espaço de coworking denominado ParqueLab, uma unidade da incubadora em Uberaba no Campus Aeroporto e outra no Campus Marileusa, em Uberlândia, onde os empreendedores são acolhidos desde a pré-incubação até a graduação”, completa a coordenadora.

Além disso, a Uniube conta com a forte atuação do Instituto de Tecnologia no atendimento aos empreendedores via Projetos Sebraetec e  Núcleo de Práticas em Engenharias, Sistemas e Arquitetura, que oportuniza a execução de projetos e visitas técnicas. “Temos também a Escola de Empreendedores para qualificação e capacitação da comunidade interna e externa, as Empresas Juniores New Way Tech dos cursos de Engenharias/Sistemas/Arquitetura, Meet Jr., dos cursos de Gestão, e Insight Gestão em Saúde, do curso de Medicina. Todos criam a oportunidade para que os alunos se exercitem de forma profissional com o acompanhamento docente”, afirma professora Dionir.

A Universidade apoia, ainda, a realização de eventos diversos como meetups, startup weekend, maratonas de programação, oficinas de programação, jogos digitais e games e programas de aceleração. “Os cursos de graduação da Uniube realizam, também, diversos eventos com forte pegada na inovação e no empreendedorismo, tais como Workshop para Empreendedores; Encontro de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo;  Seminário de Iniciação Científica; Seminário de Extensão; Momento Acadêmico da Engenharia Química e Simpósio de Engenharia de Produção”, destaca.

“A Uniube, em sintonia com sua missão institucional, está sempre atuando para contribuir para a formação pessoal e profissional de seus egressos. Com essa premissa, a formação de comportamento empreendedor perpassa por todas as suas ações”, finaliza a coordenadora.

O que é o selo?

O Selo de Instituição Amiga do Empreendedor é parte integrante do Programa Instituição Amiga do Empreendedor – IAE,  criado pelo MEC em 2017 em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC, a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa - SEMPE, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, a Fundação Getúlio Vargas - FGV, Conselho Federal de Contabilidade - CFC e Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD com o objetivo de estimular iniciativas pelas Instituições de Ensino Superior – IES, para apoiarem o empreendedorismo em sua região e contribuírem decisivamente com o desenvolvimento local e regional.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados