Uniube recebe alunos no fim de semana para a prova do ENADE 2018 | Acontece na Uniube

Uniube recebe alunos no fim de semana para a prova do ENADE 2018

27 de novembro de 18

Mais de 1500 alunos realizaram a prova do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (ENADE) no último fim de semana. A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação.

O Enade visa promover o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes. Ele é aplicado anualmente para alunos concluintes dos cursos de graduação. A cada ano, uma área diferente do conhecimento é avaliada. “A maior importância do ENADE é contribuir para a melhoria didático-pedagógica ao apontar aspectos que podem ser melhorados no ensino-aprendizagem e checar o atendimento às diretrizes curriculares, tanto que os resultados significam o quanto um curso agregaria de valor na formação acadêmica. Cabe salientar que o conceito ENADE é parte de um conjunto de indicadores como o IDD e CPC, daí não ser salutar ter apenas o conceito ENADE como único indicador”, explica o Pró-Reitor de Ensino Superior, Marco Antônio Nogueira.

A Uniube contou com o índice de 99% de inscrição dos concluintes, entre estudantes na modalidade presencial e a distância. “No dia 25/11 percebi forte sentimento de pertença de nossos alunos, reflexo da preparação feita durante o curso e de ações motivacionais. Acredito em ótimo desempenho de nossos alunos”, continua o Pró-reitor.

Para a graduanda do último período do curso de Jornalismo, Taína Ferreira, a prova foi intensa. “Estava muito ansiosa, pois sabia que ali era a hora de testar quatro anos de muito estudo, esforço e dedicação. Além disso, estávamos representando o nosso curso e a Universidade, o que significa que uma boa nota reflete em melhorias para o Jornalismo e confirma que estamos saindo preparados para atuar no mercado de trabalho e fazer o nosso trabalho com profissionalismo, ética e humanismo”, afirma a estudante que realizou a prova no campus aeroporto da Uniube em Uberaba.

Mesmo com a ansiedade para o Exame, a expectativa é positiva. “A prova não foi fácil e bem longa, mas estamos confiantes de que aprendemos muito bem a teoria e a prática da profissão, já que estamos nos preparando desde 2015 e também contamos com a ajuda dos cursos, palestras e oficinas que participamos durante a graduação”, completa Taína.

Cristina Maria da Silva cursa Gestão Financeira a distância. Ela realizou a prova em Araxá (MG) e compartilha a percepção que teve. “Eu não achei as questões fechadas difíceis, estavam dentro das matérias estudadas, já as questões abertas achei mais complexas, estavam mais difíceis”.

A aluna do curso de Direito da Uniube Uberlândia, Gláucia Carvalho Gomes, achou a experiência com a prova bastante produtiva. “A meu ver, nossa preparação para o ENADE ocorre desde o início do curso, pois, afinal, somos avaliados pelo conteúdo e conhecimentos trabalhados ao longo de todo nosso processo de formação. E, de forma mais direta, também por meio de algumas atividades direcionadas desenvolvidas pela UNIUBE ao longo dos dois últimos semestres”, afirma a aluna.

Gláucia pontua, também, que a preparação para o Exame da OAB contribuiu na realização do ENADE, já que, com ela, foi possível revisar todo conteúdo. “Minha percepção é de que foi uma prova com um bom nível de exigência e na qual a ampla maioria do conteúdo exigido foi, em algum momento, estudado ao longo do curso. Esse exame é de grande relevância, porque avalia o processo formativo em sua totalidade e acredito que a avaliação e diagnósticos possibilitados por esse exame, contribui de forma significativa para a melhoria da formação em nível de graduação. Espero mesmo que eu e meus colegas que fizeram a prova tenhamos tido um bom desempenho no Exame, bem como  a UNIUBE nos demais quesitos avaliados e que, ao final do processo, o resultado do nosso esforço avaliado seja a elevação da nota do Curso de Direito”.

No próximo ano, são estimados 28 cursos, entre EAD e Presencial, para a participação no ENADE. “Isto aumenta nosso desafio em manter e melhorar a qualidade. Houve muitas ideias e ações desenvolvidas em 2018 que serão aperfeiçoadas para o próximo exame”, finaliza o Pró-Reitor.