Professor da Uniube participa de entrevista sobre pecuária competitiva | Acontece na Uniube

Professor da Uniube participa de entrevista sobre pecuária competitiva

22 de novembro de 18

O professor do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos e da graduação em Medicina Veterinária da Uniube, Dr. Maurício Scoton Igarasi, participou de uma entrevista para a Revista Eletrônica Boi a Pasto. O material, intitulado “Pecuária competitiva é quebra de paradigma”, teve como objetivo mostrar os horizontes desse modelo no país.

De acordo com o professor, a cidade de Uberaba é o berço das raças zebuínas do Brasil, correspondendo a cerca de 90% do rebanho nacional, o que, segundo o IBGE, apresenta algo em torno de 220 milhões de cabeças. “O PIB da pecuária corresponde em torno de 22% do PIB do agronegócio e este corresponde a aproximadamente 30% do PIB nacional. Destaca-se como o maior gerador de divisas e parcela positiva na balança comercial do Brasil. Assim, estamos falando que, em cada 100 reais faturados no Brasil, em torno de 6 a 7 reais são da pecuária, é um número de grande importância, visto que temos todas as demais atividades econômicas envolvidas no PIB”, explica.

Ainda segundo ele, a pecuária é uma atividade com grande representatividade no cenário econômico, empregando médicos-veterinários, administradores, engenheiros, advogados, entre outros. “ Precisamos discutir com os universitários oportunidades de carreira profissional, mostrando que pecuária não é "a roça" do final de semana, mas sim a atividade com imenso potencial na economia nacional”, complementa.

Sobre a entrevista para o portal, o professor destaca que a informação é o produto de maior valor no mercado. Por isso, na Universidade, é preciso divulgar e discutir assuntos importantes mais profundamente, incorporando experiências profissionais, vivência, análise crítica e possíveis tendências. “Atualmente vivemos uma época de muitas informações, mas com alto grau de superficialidade, ou seja, pensamento crítico e análises profundas estão tornando-se artigos de luxo. O profissional que souber incorporar maior capacidade crítica à visão de médio e longo prazo estará mais apto a melhores posições no mercado”, conclui.

Maurício Scoton Iguarasi é graduado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (FZEA/USP), possui Mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Doutorado em Zootecnia – Produção Animal (UNESP/Botucatu).

Acesse a entrevista pelo link: Boi a Pasto