Professores do Mestrado Profissional de Engenharia Química participam de congresso | Acontece na Uniube

12 de novembro de 18

Os professores do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ) – Mestrado Profissional participaram no último mês do Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ) na USP, em São Paulo. O evento é o de maior relevância nacional da área e abrange profissionais da academia e indústria.

De acordo com o coordenador do programa, Dr. José Roberto Delalibera Finzer, o evento estabelece bianualmente um encontro para que profissionais da área de Engenharia Química possam apresentar e discutir temáticas relevantes e atuais, relacionadas à pesquisa e à aplicação dessa engenharia no Brasil e no Mundo. “Consiste uma das metas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Uniube – Mestrado Profissional a participação em todas as edições do COBEQ.  O Programa de Pós-Graduação submeteu diversos trabalhos que foram avaliados pelos organizadores do evento e aceitos para apresentação e publicação nos Anais do XXII COBEQ”, afirma.

Ainda segundo o professor, o congresso é de fundamental importância para a integração de pesquisadores Instituições de Ensino e de Pesquisa do Brasil e oportunidade única de divulgação de resultados de pesquisas em desenvolvimento no PPGEQ. “Foram registrados os seguintes artigos científicos aprovados e apresentados no COBEQ 2018 pelo PPGEQ:  1) Análise de um sistema em cascata CO2/NH3, comparando com o uso de R134a/NH3 e R410A/NH3; 2) Cálculo da relação ar/combustível em caldeira alimentada com bagaço de cana-de-açúcar;  3) ) Controle Fuzzy de pH do caldo para a produção de açúcar; 4)   Força de arrasto do ar na redução da segregação durante a formação de pilhas cônicas de fertilizante MAP granulado; 5) Irradiação das micro-ondas em cavidade rotativa na inativação microbiana de lodo orgânico de abatedouro de aves; 6) Painéis residuais de MDF utilizando amido de milho como resina aglomerante; 7) Implantação do controle estatístico no processo de calefação da fabricação de açúcar. Muitos destes trabalhos foram elaborados em parceria com indústrias, o que reflete a concepção do PPGEQ direcionado para integração Universidade–Empresa.

Estiveram presentes os professores: Antônio Manoel Batista da Silva; Edilberto Pereira Teixeira; Elizabeth Uber Bucek; David Maikel Fernandes; Euclides Antônio Pereira de Lima; José Roberto Delalibera Finzer e o aluno do PPGEQ, Reginaldo José Cavallaro. O Pró-Reitor de pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes, e outros pesquisadores também participaram do evento como autores de artigos científicos.