Egressa e Professor da Uniube Uberlândia são autores de livro sobre mudanças climáticas | Acontece na Uniube

Egressa e Professor da Uniube Uberlândia são autores de livro sobre mudanças climáticas

26 de outubro de 18
1 / 1

Lançado recentemente, o livro Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar: Um estudo aplicado à cadeia produtiva do leite em Minas Gerais é o resultado de um projeto de iniciação científica da ex-aluna do curso de Engenharia Ambiental, Lara Letícia Galdino Amorim, sob orientação do professor Dr. Fabrício Pelizer de Almeida. O trabalho aborda mudanças climáticas ligadas à atividade agroindustrial na região de Uberlândia.


O projeto de pesquisa, que teve duração de dois anos (2013-2015) e foi contemplado com duas bolsas da Uniube para os dois planos de trabalho, obteve sucesso desde o início com a produção de artigos que foram apresentados em dois eventos científicos da área.


De acordo com Letícia, o trabalho reúne várias considerações técnicas acerca das séries históricas climáticas – pluviosidade, temperatura e umidade relativa do ar – das estações climatológicas localizadas nas principais macrorregiões produtoras de milho do estado de Minas Gerais. “A investigação de padrões de tendência e da capacidade de transmissão de choque-efeito, com os modelos de vetores autorregressivos, permite traçar importantes cenários de riscos para a sustentabilidade produtiva da cultura no estado”, afirma.


Sobre a relevância da obra para a região, o orientador, professor Fabrício Pelizer, conta que: “A cultura do milho desempenha um importante papel socioeconômico no país, em especial, em Minas Gerais. Afinal, o estado é o maior produtor da Região Sudeste e o 4º/5º maior do país, responsável pela oferta de mais de 7 milhões de toneladas do grão na última safra. Tem ainda um dos melhores índices de produtividade do país (média em torno de 6.000 kg*ha-1), ótima inserção na agricultura familiar e geração de emprego e renda. No estado, os destaques ficam por conta de Uberaba, Unaí e Patos de Minas”, conclui o professor.


O livro já se encontra à venda e pode ser adquirido pelo link: https://bit.ly/2vrmKzy.