Uniube Uberlândia promove curso de experimentação em engenharia | Acontece na Uniube

Uniube Uberlândia promove curso de experimentação em engenharia

25 de outubro de 18

No dia 27 de outubro a Uniube Uberlândia vai promover o minicurso de Extensão em Experimentação Aplicada à Engenharia. O objetivo é capacitar estudantes de engenharia quanto ao planejamento, à execução e à avaliação de experimentos em projetos de interesse da engenharia, tais como meio ambiente, indústria, automação e controle e construção civil.

A Experimentação tem um papel muito importante na formação do engenheiro na condução de um projeto e de pesquisas científicas. Permite ao estudante de engenharia planejar e executar um experimento, diante de uma hipótese, com maior precisão e confiabilidade. O curso de Extensão será desenvolvido utilizando-se métodos de ensino que privilegiem a discussão, as exposições e a aplicação a partir de cases de estudo que conciliem a perspectiva prática do planejamento experimental focado na pesquisa e em projetos nas áreas de engenharia.

Segundo o coordenador do curso, professor Dr. Fabrício Pelizer de Almeida, o curso abordará noções práticas de como planejar, conduzir e avaliar um experimento em um processo ou operação. “Uma avaliação experimental é de grande importância para melhorar um procedimento, identificar perdas e corrigir tarefas dentro de uma organização. O objetivo do minicurso é, justamente, capacitar estudantes de engenharia no planejamento, na execução e na avaliação de experimentos em projetos de interesse da engenharia, tais como meio ambiente, indústria, automação e controle e construção civil”, finaliza.

O curso com carga horária de 8 horas é voltado para estudantes e profissionais de Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica, Produção, Mecânica, Química e, também, para alunos vinculados a Projetos de Iniciação Científica. Os interessados devem realizar a inscrição no site da Uniube: uniube.br