29.09.14 PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA APRESENTA 5 TRABALHOS NO V ENCONTRO MINEIRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA

Notícias

29 de setembro de 2014

Com apoio da Pró-Reitoria de Ensino Superior (PROES) e da Coordenação Institucional do PIBID/UNIUBE, representantes do subprojeto Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES da Universidade de Uberaba participaram e apresentaram suas produções no V ENCONTRO MINEIRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA (V EMIE), realizado na Universidade Federal de Uberlândia – UFU, nos dias 26 e 27 de setembro.

O V EMIE teve por objetivos:

1. Colocar em evidência/debate a perspectiva dialógica, reflexiva e formativa de professores, com base em atividades/ações que emergem das escolas e/ou estão relacionadas a elas;
  2. Discutir, contrastar, avaliar e socializar os resultados de experiências escolares inovadoras, em ambientes que congreguem coletivos de professores que debatam e avaliem suas investigações didáticas;
  3. Incentivar o desenvolvimento de uma cultura de investigação-ação da prática pedagógica, coerente com diretrizes atualizadas da formação de professores;
  4. Reunir professores em ambientes que favoreçam o diálogo, a reflexão e entendimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem que desenvolvem.

Para o Coordenador de Área do Subprojeto Educação Física do PIBID/UNIUBE, Prof. Silas Queiroz de Souza, a participação dos estudantes e professores supervisores das escolas de educação básica em eventos da natureza e magnitude do EMIE contribui decisivamente para a formação inicial e continuada dos mesmos, além de consolidar os objetivos do PIBID/CAPES, os quais, dentre outros, pretende elevar a qualidade da formação de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a educação superior e educação básica, bem como, inserir os licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A seguir, estão descritos os trabalhos dos estudantes, professores supervisores e coordenador de área que foram aprovados e apresentados no evento:

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E ATIVIDADE FÍSICA: PARCERIA IDEAL PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores: Bruno Pereira da Silva, Douglas Carvalho Oliveira

RESGATE CULTURAL NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: VARIAÇÕES DO PULAR CORDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores: Jackson Rodrigues Cordeiro, Cintia Silva de Oliveira, Silas Queiroz de Souza, Marcelo Cordeiro de Rezende

O ENSINO DO HANDEBOL POR MEIO DE UM JOGO DE QUEIMADA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE

Autores: Vanessa de Melo Araújo, Juliana Paula da Silva Benfica, Silas Queiroz de Souza

A VIVÊNCIA DO JUDÔ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A ÓTICA DA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO

Autores: João Filipe Alfenas da Silva, Elisa Cardoso Parolini Alfenas, Silas Queiroz de Souza

TEMAS DA CULTURA CORPORAL DESENVOLVIDOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE UBERABA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/EDUCAÇÃO FISICA/UNIUBE

Autores: Neiva Virgínia de Carvalho, Silas Queiroz de Souza

1996 - 2020 - UNIUBE - Todos os direitos reservados