ACESSO EXCLUSIVO.           WEBMAIL
+ Menu

Área de Atuação

Audição
Trabalha com a prevenção da deficiência auditiva. Atua também na avaliação e na reabilitação da audição e do equilíbrio, bem como com pessoas que utilizam aparelho auditivo e que necessitam de atendimento para melhorar a comunicação.

Motricidade orofacial
Atuação com distúrbios que envolvem alterações de funções como respiração, mastigação, deglutição, sucção e fala, bem como com a musculatura orofacial.

Linguagem
Trabalha com a comunicação de um modo geral. Atua também, com crianças que apresentam atraso na aquisição da linguagem e da fala. Trocas de sons na fala, gagueira, deficiências mentais, síndromes, dificuldades com relação ao aprendizado da leitura e escrita, e distúrbios neurológicos.

Voz
Atuação com o aperfeiçoamento da qualidade vocal e com o tratamento dos problemas vocais.
O curso de Fonoaudiologia da UNIUBE, neste semestre, está realizando ações nas Clínicas Integradas, no Hospital Universitário, na Unidade Básica de Saúde Georges de Chirée Jardim, na APAE, na Escola Estadual Brasil e no SEST SENAT.

 
Serviços oferecidos pelo Curso de Fonoaudiologia da UNIUBE.

Nas Clínicas Integradas
Tratamento fonoaudiológico para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos
- Avaliação e tratamento em voz, perda auditiva, linguagem infantil e adulto, fala e motricidade orofacial (musculatura da face, respiração, deglutição, mastigação e sucção)
- Orientações aos pais e familiares
- Grupo de orientação aos pais de pacientes atendidos
- Avaliação da audição em crianças, adultos e idosos
- Exames da audição em funcionários da UNIUBE
- Otoneurologia: exames para labirintite. Casos de tontura, perda de equilíbrio, náuseas quando anda de carro e ônibus.
- Reabilitação Vestibular: exercícios para melhorar a tontura e a vertigem. Existe a possibilidade de melhorar a tontura sem uso de medicamentos.
- Seleção e adaptação de aparelhos auditivos
- Avaliação do Processamento Auditivo Central

No Hospital Universitário
A fonoaudiologia atua no Hospital Universitário, nas clínicas médica e cirúrgica e Unidade de
Terapia Intensiva (UTI). O trabalho é realizado com pacientes portadores de distúrbios da comunicação oral e/ou de disfagia (distúrbio de deglutição decorrentes de doenças ou traumas neurológicos, cirurgias de cabeça e pescoço ou drogas medicamentosas). O fonoaudiólogo atua juntamente com a equipe médica determinando a melhor via de alimentação para cada paciente, evitando erros na tentativa de introdução de dieta por via oral. Determina, para cada caso, qual o tipo de consistência alimentar mais adequado, postura do paciente e procedimentos ou manobras que possam tornar a deglutição mais eficiente e segura. Orienta a equipe de enfermagem e familiares sobre todo o processo de alimentação. Desse modo, a fonoaudiologia auxilia na prevenção e redução de complicações pulmonares e/ou de nutrição e hidratação do paciente, diminuindo o tempo de ocupação nos leitos e custos hospitalares.

Na Unidade Básica de Saúde Georges de Chirée Jardim
- Participação nos grupos interdisciplinares Envelhecimento Saudável, Saúde da Criança e do Adolescente, promovendo a saúde da população, melhorando a qualidade de vida.

Na APAE e Fundação Caminhar
- Atendimento em fonoaudiologia clínica aos alunos das Instituições: Avaliação e tratamento em voz, perda auditiva, linguagem, fala e motricidade orofacial (musculatura da face, respiração, deglutição, mastigação e sucção)
- Orientações aos professores, pais e familiares

Na Escola Estadual Brasil
- Atendimento semanal em fonoaudiologia preventiva, realizando vigilância do desenvolvimento infantil, orientação aos pais e professores de 109 crianças do ensino fundamental.

No SEST SENAT
- Trabalho desenvolvido através de teatro, música e desenhos com participação em grupos interdisciplinares (Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional) em qualidade de vida; Grupo de Arte (25 usuários jovens); Grupo Oficina: Acolhida Marista (5 usuários) e Balão Mágico (25 usuários).

TRABALHE CONOSCO      SEJA PARCEIRO      CONTATO

Receba novidades no seu e-mail

Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."


 Teleatendimento


Presencial: 0800 34 3113
EAD: 0800 940 2444



Campus Centro
Av. Guilherme Ferreira, 217
Bairro Centro
38.010-200 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0001-87


Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801
Bairro Universitário
38.055-500 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0002-68


Campus Marileusa
Av. Floriano Peixoto, 6495
Bairro Granja Marileusa
38.406-642 - Uberlândia/MG
CNPJ - 25.452.301/0008-53


Campus Gestão e Direito (UGD)
Av. Marcos Freitas Costa, 1041
Bairro Daniel Fonseca
38.400-328 - Uberlândia/MG

CNPJ - 25.452.3001/0004-20

1996 - 2018 - UNIUBE - Todos os direitos reservados
Desenvolvido   
pela