Zootecnia presencial: conheça o curso lançado pela Universidade em dezembro de 2023 | Acontece na Uniube

01 de fevereiro de 24

A Universidade do Agro - Uniube anunciou em dezembro de 2023 o lançamento do curso de Zootecnia na modalidade presencial. Com um corpo docente composto exclusivamente por profissionais altamente qualificados - todos mestres e doutores com vasta experiência acadêmica e profissional - o curso tem como objetivo abordar temas fundamentais para uma formação acadêmica sólida, alinhada aos desafios contemporâneos, destacando-se pelos princípios de sustentabilidade e eficiência.

Em breve, os alunos terão à disposição para campo de prática, o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), com mais de 9 mil metros quadrados, além da Cidade do Agro, uma fazenda com mais de 500 mil metros quadrados. "A construção da Cidade do Agro está em andamento, proporcionando aos alunos a oportunidade de acompanhar de perto a condução das produções animais, desempenhando um papel fundamental no êxito dos projetos. Além disso, temos parcerias com fazendas e unidades de produção, proporcionando aos alunos uma vivência prática nas unidades produtivas do agronegócio pecuário", pontua o gestor do curso de Zootecnia, Evandro Rigo.

E o gestor ressalta a importância da graduação presencial no estudo da produção e aplicação dos princípios das cadeias pecuárias. "Ofereceremos um ensino verdadeiro, em uma Universidade de excelência. O curso será dinâmico, apresentando a realidade das produções animais destacadas no agronegócio brasileiro. Os alunos estarão diretamente envolvidos na elaboração e condução de projetos pecuários, alavancando ainda mais a relevância da Zootecnia nas cadeias produtivas animais", afirma Rigo.

O curso de Zootecnia presencial será ofertado com a duração de 5 anos, ou 10 semestres. "Os alunos terão aulas nas estruturas físicas de Uberaba e Uberlândia, desde aulas teóricas quanto em laboratórios para aulas práticas, além de atividades de campo nas fazendas-escolas da Instituição e em várias outras fazendas de parceiros na região, tanto em atividades agrícolas quanto pecuárias. Como nos demais cursos da Uniube, o grande diferencial é que o aluno terá à sua disposição toda a infraestrutura física e humana de uma Universidade, onde o aluno forma com um currículo, não apenas com um histórico escolar", comenta o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes.

E o Pró-reitor reforça que a qualidade do ensino não é exclusiva de uma modalidade específica, sendo o curso presencial ou EaD. "Ambos podem oferecer uma educação de alta qualidade, como sempre preconizamos, e a escolha entre eles, muitas vezes, depende das preferências pessoais, das circunstâncias individuais e dos objetivos de carreira. Para os cursos presenciais, destacam-se: localização, interatividade e networking. Já para a EaD, destacam-se:  flexibilidade, autodisciplina e menor interação presencial. São muitas as oportunidades que o aluno tem além das atividades inerentes à graduação, como atividades extensionistas, monitoria, inovação tecnológica, iniciação científica, empreendedorismo, internacionalização, ensino por projetos, interação academia x empresa, dentre outras oportunidades", finaliza.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro