XX SEMIC e IV SEMEX reúnem estudantes de diferentes estados do Brasil | Acontece na Uniube

XX SEMIC e IV SEMEX reúnem estudantes de diferentes estados do Brasil

08 de novembro de 19

A Universidade de Uberaba (Uniube) promoveu, na última quarta e quinta-feira (6 e 7), o XX Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e o IV Seminário de Extensão (SEMEX). Os eventos, realizados simultaneamente, reuniram 200 estudantes de diferentes regiões do país. A cerimônia foi marcada por palestras temáticas e apresentações de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos participantes de estudos em iniciação científica e projetos de extensão.

Ao todo, foram apresentados 100 trabalhos em seis linhas temáticas diferentes, sendo elas: Promoção da Saúde, Educação, Economia, Gestão e Desenvolvimento Sustentável, Direitos Humanos, Cultura e Arte e Desenvolvimento Urbano. A coordenadora de projetos de extensão, Maria Theresa, afirma que a edição teve o resultado esperado. “O evento cresceu muito. Tivemos o dobro de trabalhos extensionistas apresentados, sendo 90% da Universidade de Uberaba. Tivemos 84 docentes e 673 alunos envolvidos nos trabalhos apresentados com resultados da Uniube. Foi um sucesso”.

O coordenador de Programas e Projetos de Pesquisa, professor Geraldo Thedei Júnior, informou que a próxima edição do evento contará com o primeiro Encontro de Internacionalização da Uniube. “O próximo evento já está no calendário institucional de 2020 e será realizado novamente no mês de dezembro. Para o ano que vem, teremos a novidade de agregar ao SEMIC/SEMEX o Primeiro Encontro de Internacionalização da Uniube, visando incrementar as atividades de internacionalização na nossa instituição”.

O SEMIC tem como objetivo divulgar as atividades de pesquisa a partir dos trabalhos realizados por alunos dos cursos de graduação da Uniube e de outras instituições de Ensino Superior do país, além de avaliar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade. Em contrapartida, o SEMEX promove a divulgação dos programas, projetos e ações de extensão, que são executados internamente, na Universidade, e, externamente, quando realizados por alunos da Uniube e de outras instituições do país.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, André Fernandes, destacou as conquistas adquiridas ao longo dos anos de existência do evento. “Em 20 anos de SEMIC, já foram apresentados mais de 1300 trabalhos de pesquisa e já passaram por este projeto de iniciação científica mais de 3.500 alunos”.

O Pró-Reitor de Educação a Distância, Fernando Marra, ressaltou o diferencial deste encontro para os participantes. “Este evento faz com estas iniciativas sejam mais valorizadas. Os trabalhos com editais e divulgação para toda a comunidade foram muito bem elaborados, e isso tem feito com que este evento se torne de interesse para muitos alunos e professores”.

A professora do curso de Engenharia de Computação da Uniube Uberlândia, Luciene Chagas de Oliveira, acompanhou os alunos para a apresentação dos trabalhos e confirma a fala do Pró-Reitor. “Vieram noves alunos de Uberlândia para apresentar trabalho e vieram também outros alunos com o intuito de conhecer mais sobre estes projetos. Então, eu acho que cada vez mais este evento está sendo importante para o pessoal conhecer e disseminar conhecimento, inclusive, os alunos ouvintes já expressaram a vontade de participar do projeto no próximo ano”.

Menção Honrosa

O encerramento do evento contou com a entrega das premiações para os trabalhos vencedores e a presença de ex-alunos participantes dos projetos, que compartilharam com os acadêmicos as experiências anteriormente adquiridas com a iniciação científica e com projetos de extensão.

A mestranda em História Cultural, Mariela Ribeiro Pinto, começou o trabalho de iniciação quando ainda estava concluindo o Ensino Médio. Ela afirma que a pesquisa mudou a perspectiva dela em relação à universidade. “A iniciação científica mudou as minhas perspectivas no sentido de que eu fui me habituando com o cenário e com o meio acadêmico, foi despertando, em mim, o desejo de seguir a carreira acadêmica e continuar pesquisando”.

O egresso de Medicina Veterinária, Guilherme Garcia, comentou sobre a sensação de ser homenageado na universidade na qual se formou. “Para mim, é o maior orgulho voltar para a Universidade, eu estou sempre presente com o pessoal da veterinária falando sobre os projetos que são tocados ainda hoje, então a Uniube continua sendo a minha casa”.

Guilherme aproveitou o momento para aconselhar os alunos a continuarem participando dos projetos. “A dica que eu dou para quem está começando estes projetos é que continue estudando, pois eu acho que a participação neles é muito importante. Esta experiência foi a que me permitiu conseguir boas colocações no mercado profissional”, finaliza.