Volta às aulas Uniube: veteranos retomam às atividades presenciais a partir desta segunda (7) | Acontece na Uniube

07 de fevereiro de 22

Veteranos de todos os cursos presenciais da Uniube em Uberaba e em Uberlândia dão adeus às aulas remotas e iniciam uma nova jornada presencial na vida acadêmica a partir desta segunda-feira (7). Inteiramente preparada para receber os alunos, a Universidade adaptou toda a estrutura física dos campi a fim de se adequar às normas de biossegurança para o recebimento integral dos alunos. Os calouros de todos os cursos iniciarão na próxima semana, no dia 14 de fevereiro.

Neste ano de 2022, a Pró-Reitoria de Ensino Superior (PROES) decidiu dividir o retorno das aulas, a fim de que os alunos pudessem voltar às atividades presenciais aos poucos. A volta às aulas iniciou no dia 1º de fevereiro, com os veteranos e os calouros do curso de Medicina.

Para o retorno presencial, a Uniube adaptou a estrutura física das salas de aula, laboratórios e bibliotecas, sob orientações do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança (SESMT) e projeto do Escritório Modelo de Arquitetura (EMA), conforme exigências dos órgãos municipais e de saúde previstas no Decreto Municipal das duas cidades.

O retorno das aulas presenciais também foi totalmente planejado e adaptado. Na semana passada, o corpo docente da Uniube participou da Semana do Planejamento, organizado pela Reitoria e pelas Pró-Reitorias da Instituição, a fim de definir as atividades do semestre e o retorno presencial. "Ao recebermos nossos estudantes, veteranos e calouros, o melhor é que nós e a Instituição se façam presentes na acolhida quanto ao ambiente universitário e na vivência e convivência de todos que compõem a comunidade acadêmica da Uniube, em prol de uma educação de melhor qualidade, transformadora e promotora do desenvolvimento", destaca a Pró-Reitora de Ensino Superior, professora Heliodora Collaço.

Em Uberlândia, a expectativa é que neste ano os alunos possam aproveitar todas as ferramentas, espaços e tecnologias do novo campus Via Centro, inaugurado no passado, próximo ao Terminal Central. "Todo o ambiente e planejamento foram feitos para elevar a biossegurança do novo campus, para que os alunos se sintam confortáveis no retorno ao ensino presencial", pontua o Pró-Reitor adjunto, Marco Antônio Nogueira.

Cuidados e orientações

Desde a chegada da pandemia, em 2020, a Uniube manteve o compromisso e a responsabilidade social perante a comunidade acadêmica, por meio da rápida adequação do formato de ensino remoto e a suspensão das aulas presencias. Nesse retorno presencial, depois de dois anos, os cuidados continuam e a orientação é que alunos e professores colaborem para as orientações de biossegurança, como distanciamento, uso de álcool 70% e máscara para acesso e permanência nos campi e salas de aula.

Caso algum aluno ou professor apresentem sintomas de covid-19, devem ser seguidas as orientações repassadas ao corpo acadêmico pelo SESMT. Os casos suspeitos serão monitorados por ele e orientados quanto à realização de teste. Caso algum aluno teste positivo para o vírus, receberá todo suporte para estudar em casa até o final do isolamento.

A Uniube conta com a colaboração de todos e deseja um ótimo retorno às aulas!

Reforço do Planejamento:

- Início das aulas:

01/02/2022: calouros e veteranos do curso de Medicina
07/02/2022: veteranos de todos os cursos (exceto Medicina)
14/02/2022: calouros de todos os cursos e alunos do 2º período (exceto Medicina)