Volta às aulas: professores da Uniube participam da Semana de Planejamento | Acontece na Uniube

Volta às aulas: professores da Uniube participam da Semana de Planejamento

04 de fevereiro de 20

Os docentes da Universidade de Uberaba participaram, de 27 a 31 de janeiro, da Semana de Planejamento. Durante cinco dias, eles se reuniram para avaliar o semestre anterior e planejar as atividades que serão realizadas em 2020.  A programação contou com palestras, oficinas e rodas de conversas sobre temas diversos relacionados à educação.

As oficinas foram ministradas por professores dos diversos cursos da Universidade, com experiências relevantes em Metodologias Ativas. “A Semana de Planejamento, que é realizada no início de cada semestre letivo, constitui-se de momentos de formação que objetivam aprimorar a prática educativa, por meio de palestras, oficinas, rodas de conversa e avaliar o semestre anterior em reuniões realizadas em cada curso para revisão das propostas pedagógicas e do planejamento do ensino”, explica uma das coordenadoras do encontro, professora Maria Soledade Gomes Borges.

Ainda segundo a coordenadora, durante o ano são diagnosticadas as necessárias melhorias na qualidade do ensino da Universidade e estabelecidas prioridades. “De acordo com os temas trabalhados pelo Programa de Desenvolvimento Docente (PDD), a Pró-Reitoria de Ensino Superior (PROES) elabora a proposta de formação para a Semana de Planejamento e cada curso também propõe um cronograma de ações para serem desenvolvidas com os professores, as assistentes pedagógicas e gestores dos referidos cursos”, complementa.

“Não existe uma só forma de trabalho que atinja todas as necessidades acadêmicas. Essa é a razão de se buscar, em momentos de formação, diferentes alternativas que provoquem a motivação, a criatividade, a reflexão para o aprimoramento da prática pedagógica. Aí se concentra a importância da Semana de Planejamento na Uniube”, finaliza.