Vestibular Social: Uniube abre processo exclusivo de bolsas 100% para jovens da Feti | Acontece na Uniube

01 de fevereiro de 23

Serão distribuídas 50 bolsas de 100% em cursos EAD para alunos classificados no vestibular, que será realizado dentro da Fundação

A Uniube e a Fundação de Ensino Técnico Intensivo "Renê Barsam" (Feti) fecharam uma parceria nesta terça-feira (31), que beneficiará 50 jovens a conquistarem a primeira graduação. Em um Vestibular exclusivo e social, a Universidade irá ofertar 50 bolsas integrais a candidatos que comprovarem vínculo com a Feti atualmente ou há no máximo 3 anos. O processo seletivo está agendado para o dia 25/02, às 14h, na própria Fundação e valerá para cursos EAD da Uniube, ofertados no Polo de Uberaba.

As bolsas serão concedidas a estudantes que comprovem uma renda familiar per capita que não exceda a um salário mínimo e meio, e que não sejam portadores de diploma de curso superior. "A educação a distância (EAD) por si só, já é inclusiva, tanto pela flexibilidade de horários, permitindo que quem trabalha possa estudar, como pelo valor das mensalidades. Mas esse trabalho específico com a Feti é como se fosse uma manifestação de um reconhecimento da Universidade pelo trabalho que o município faz junto a Fundação, e pelo próprio esforço que os alunos que estão lá, que normalmente quem nos procura, sabe que são pessoas que estão em busca de uma profissão, de se preparar e qualificar para o mercado, e com isso, estamos participando conjuntamente para a formação deles, em busca de um curso superior", avalia o Pró-Reitor de Educação a Distância, Fernando Marra.

A ação faz parte de um novo posicionamento de marca da Uniube, que visa expandir a educação e torná-la cada vez mais acessível. "Tudo isso é inédito. Nós já passamos por muitos jovens dentro daquela casa sem nenhuma perspectiva, e sempre pensando que a Universidade é muito longe, que a Universidade não é para ele. Desde a oportunidade de participação que foi dada no Vestibular da semana passada, e agora essa oportunidade específica para a Feti, é um diferencial, é um momento ímpar para a nossa instituição. Essas facilidades, em um momento tão especial que a Uniube está promovendo para eles, é um diferencial no campo de vida, trabalho e educação", destaca a Presidente da Feti, Sônia Manzan.

Para o diretor comercial da Uniube, José Renato Gomes, essa ação é uma quebra de paradigma. "Estou me sentindo muito feliz, porque eu vejo aqui os exemplos que o reitor nos dá no dia a dia, demonstrando que realmente quer a Universidade cada dia maior, mais humana e distribuindo conhecimento. Ficamos honrados em fechar essa parceria com a Feti, afinal, a Universidade não deve ser um caminho difícil para quem terminou o Ensino Médio, deve ser apenas o começo de uma nova etapa. Eu falo e fico arrepiado ao ver que a Universidade está fazendo isso. Normalmente, a área comercial trabalha para captar alunos pagando mensalidade, mas o nosso trabalho aqui na Uniube é trazer alunos que não tem condições de fazer uma graduação. É uma quebra de paradigma", pontua.

Para o Reitor da Uniube, Marcelo Palmério, essa é uma iniciativa importante, que pode e vai mudar a vida de muitas pessoas. "Nossa iniciativa começou quando nós criamos o Proem, que era um desconto de 50% para alunos do Ensino Médio em escola pública, e daí em diante foram surgindo outros programas. Especificamente no caso dessa tratativa que nós estamos tendo com a Feti, eu quero dizer que fico muito feliz de poder participar, complementar de uma certa forma o magnífico trabalho que a Feti vem fazendo. Vai ser muito bom", comemora.