Vestibular Seriado: Uniube abre inscrições para o PIAS 2021 | Acontece na Uniube

Vestibular Seriado: Uniube abre inscrições para o PIAS 2021

20 de setembro de 21

O vestibular seriado da Uniube, conhecido como Programa de Ingresso por Avaliação Seriada (PIAS) 2021, está com inscrições abertas até o dia 1º de novembro para os estudantes interessados em ingressar na Instituição nos campi de Uberaba e Uberlândia. O processo é aplicado em três módulos, com o objetivo de abordar o conteúdo que é aprendido pelo candidato ao final de cada ano do Ensino Médio, aliviando a tensão do aluno.

O PIAS permite o ingresso de alunos para o Ensino Superior por meio da média da pontuação obtida nos três módulos, ou seja, a avaliação acontece ao fim de cada uma das séries do Ensino Médio, o que possibilita um número reduzido de questões e conteúdos nas provas. "É possível, no entanto, para aqueles que não fizeram a primeira etapa em 2020 e estão na segunda série hoje, fazer as duas etapas e participar do processo. Também o candidato que começou o PIAS em 2019, ou seja, fez a primeira etapa, mas faltou em 2020 (ou nem mesmo se inscreveu), pode fazer este ano a segunda e a terceira etapas. E se o candidato da primeira ou segunda etapa fez a prova em 2020, mas acha que não foi bem, ele pode se inscrever na prova substitutiva, refazer a prova da etapa anterior e, se alcançar uma média maior, substituir a nota anterior", explica a coordenadora do Centro de Desenvolvimento em Avaliação Educacional (Cedae), Isabela Leitão.

A partir de 13 de dezembro, os candidatos das 1ª e 2ª etapas terão acesso a um boletim de desempenho. Já os alunos da 3ª etapa receberão a nota final do programa, podendo ser convocados ou não para a matrícula, a partir de 18 de novembro. "A prova é composta por 40 questões objetivas e uma redação. Os itens objetivos estão divididos em áreas do conhecimento, sendo dez questões de Linguagens e códigos (Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa), dez de Matemática, dez de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e dez de Ciências Humanas (História e Geografia). A produção de texto solicitada é uma dissertação argumentativa. Os conteúdos das avaliações, modelo de questão e de redação são sempre disponibilizados no Manual do Candidato, divulgado no mesmo momento do Edital do processo", complementa Isabela.

As provas estão previstas para serem realizadas presencialmente no dia 06 de novembro, com todos os cuidados de biossegurança necessários à não contaminação por Covid-19. A aplicação contará com salas com quantidade reduzida de candidatos, obrigatoriedade de máscara, uso de álcool gel sempre que adentrar a sala de provas, abertura dos portões mais cedo, entradas distintas a fim de evitar aglomerações.

Inscreva-se AQUI.