Vacinação antirrábica: HVU e Governo Municipal promovem Dia D neste sábado | Acontece na Uniube

Vacinação antirrábica: HVU e Governo Municipal promovem Dia D neste sábado

05 de setembro de 23

A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove no próximo sábado, 9, o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação será realizada em parceria com o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), e acontecerá na Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel), das 8h às 15h30. Serão disponibilizados, além da vacinação antirrábica, a microchipagem, orientações sobre guarda responsável de cães e gatos, avaliação clínica gratuita e orientação sobre programa de vacinação e vermifugação para cada pet.

Devem ser vacinados cães e gatos com idade a partir dos três meses de idade que não estejam doentes ou em tratamento veterinário. As fêmeas gestantes e com filhotes deverão ser vacinadas após o período de amamentação. "A vacina é primordial como prevenção da doença, que é fatal tanto para os animais quanto para o homem. Estamos percorrendo os bairros com a vacinação, e neste Dia D, também estaremos com outras atividades que são importantes para manter a saúde dos cães e gatos. Por isso, pedimos aos tutores que aproveitem essa oportunidade", pontua a responsável técnica da seção de Controle de Animais de Pequeno Porte do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Patrícia Matos.

O HVU e os alunos do curso de Medicina Veterinária participarão ativamente da campanha de vacinação antirrábica, auxiliando nos procedimentos e falando sobre posse responsável com o projeto de extensão Fiel Camarada. "É responsabilidade da Universidade promover a extensão universitária, e iniciativas desenvolvidas em eventos como este são uma parte essencial dessa prática. Estaremos contribuindo para a vacinação, microchipagem e avaliação clínica, em colaboração com a Prefeitura Municipal de Uberaba e o Centro de Endemias e Zoonoses. Estamos prevenindo uma doença grave, como a raiva, ao mesmo tempo em que proporcionamos aos alunos uma compreensão real dos problemas enfrentados pela sociedade. Ou seja, todos saem ganhando: a comunidade, os alunos e a Prefeitura, que consegue realizar esse tipo de evento de maneira organizada", afirma o gerente clínico do HVU e professor Cláudio Yudi

A campanha de Vacinação Antirrábica segue até o dia 15 de setembro, e de acordo com o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, a expectativa é de que mais de 47 mil animais sejam imunizados. A vacinação em Uberaba acontece de terça a sexta-feira das 8h às 15h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h30.