Universidade oferece curso on-line de programação de computadores | Acontece na Uniube

Universidade oferece curso on-line de programação de computadores

10 de julho de 20

Evento foi o primeiro curso de programação realizado em ambiente remoto

A Uniube realizou, no último mês, um curso de programação de computadores. A oficina aconteceu de forma on-line e teve o objetivo de oferecer um treinamento em Linguagem de Programação C, por meio da união entre o pioneirismo da Instituição e as demandas atuais por formações tecnológicas de qualidade.  O evento contou com a participação do coordenador do curso de Engenharia da Computação da Uniube Uberlândia, Stéfano Borges Vale Vita e dos professores do curso de Engenharia da Computação, Luciene Chagas de Oliveira, Eldane Vieira Júnior e Eduardo Chagas de Oliveira.

Um programa de computador é um conjunto de instruções que pode ser escrito em diferentes linguagens. Ele descreve todas as tarefas a serem realizadas pela máquina. “A linguagem C consiste em um ótimo ponto de partida para quem quer conhecer um pouco desse paradigma procedimental e, até mesmo, se inserir no mercado de Tecnologia da Informação. É uma enorme satisfação oferecer esta oportunidade, de forma remota, a um público diversificado”, pontua o professor Eduardo.

O curso faz parte do projeto de extensão “Maratona de Programação Uniube”, coordenado pela professora Luciene e foi o primeiro realizado em ambiente remoto. Ao todo, participaram 130 alunos, sendo 75 pela manhã e 55 à tarde. “A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e, por isso, é importante o conhecimento em programação de computadores. Este curso estimula o raciocínio lógico e a capacidade do aluno em resolver problemas computacionais, que é uma das habilidades do profissional de computação”, destaca Luciene.

Segundo o coordenador Stéfano, a iniciativa visa despertar o interesse de todos pela área de Tecnologia. “Pela própria natureza do segmento, a oferta on-line de cursos como o de programação de computadores é aceita positivamente pela comunidade, em tempos de pandemia e distanciamento social.”

Após o curso, foi realizada uma pesquisa de satisfação com os alunos. Cerca de 92% responderam que gostariam de uma continuidade. Os comentários ressaltaram a importância da iniciativa e elogiaram a qualidade do curso e dos professores. “O material em PDF é ótimo, os quatro professores sabem intervir e têm um respeito mútuo interessante”, destacou o aluno Bresneves Pedro da Silva.

A inclusão de pessoas no universo da computação é cada vez mais importante, principalmente durante a pandemia, segundo o professor Eldane. “Nesse período, muitas atividades estão funcionando de maneira restritiva ou nem funcionando. Então, é crucial que as pessoas sejam introduzidas nessa área, que tem proporcionado soluções para diversos segmentos de atividades profissionais”.

A programação é um dos pilares para o desenvolvimento das tecnologias da informação. Com a adesão maciça da população ao mundo digital, o treinamento em programação de computadores abre as portas para um mercado amplo e promissor.