Universidade do Agro: Uniube lança a primeira universidade brasileira do agronegócio | Acontece na Uniube

24 de março de 23

Carolina Oliveira

Foi lançada, nesta quinta-feira (23), a primeira universidade brasileira do agronegócio, a Universidade do Agro, que é uma vertical de negócio da Uniube, desenvolvida para atender e impulsionar o agronegócio no país. O evento reuniu profissionais e personalidades do agronegócio, responsáveis por importantes avanços e conquistas na área.

"O lançamento da Universidade do Agro é um momento muito importante para nós. Gostaria de dizer que Uberaba é uma cidade muitíssimo importante nesse contexto do crescimento de produção agrícola e pecuária do Brasil. Hoje o que nós queremos, além da formação acadêmica, que é o nosso papel mais importante, é disseminar a informação, fazer com que os avanços sejam demonstrados e esparramados pelo Brasil. Acredito que vamos contribuir muito com esse avanço", disse o reitor da Uniube, Marcelo Palmério, em discurso durante evento.

A Universidade do Agro já inicia com mais de 4 mil alunos ativos, ofertando cursos livres, de graduação e pós-graduação. "Estou muito feliz com essa noite de lançamento da Universidade do Agro, a primeira universidade do agronegócio brasileira. Mais de 150 pessoas estiveram com a gente nessa noite memorável, onde conseguimos apresentar para formadores de opinião uma vertical de negócio da Uniube, que já nasce muito grande, com mais de 4mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação (tanto latu quanto stricto-senso), e também cursos livres e extensão. Isso é só o começo, teremos muito mais novidades para vocês ao longo desses próximos meses", pontua o Pró-Reitor de Ensino, Pós-graduação e Extensão, André Fernandes.

O jornalista José Hamilton Ribeiro foi um dos homenageados durante o evento. Sua voz marca a campanha de lançamento da Universidade do Agro. "O agro é uma força de segurança nacional. O país que tem um agro forte e tem uma estrutura humana em torno, bem forte e enraizada, é um país forte, um país que tem alicerce. Um país que não tem o agro, depende dos outros, e o Brasil tem condições de não depender de ninguém. O campo do agro é maravilhoso para quem quiser estudar, tem muita coisa para ser pesquisada e estudada a fundo, para serem formuladas teorias sobre o desenvolvimento do agro brasileiro. Foi uma coisa que surgiu quase da natureza, o agro brasileiro é uma força natural, mas que com o passar do tempo precisa ser cultuada pelos saberes, pela ciência e pela pesquisa, para que ele não se transforme amanhã em uma coisa paradeira, em uma coisa que possa dar retorno, no sentido de caminhar para trás", comenta o jornalista.

Além de José Hamilton, diversas personalidades do agronegócio foram homenageadas. Dentre eles, o médico e ex-ministro da Agricultura, Marcos Montes Cordeiro. "Fiquei extremamente feliz, primeiro por ser homenageado. A homenagem de uma universidade como a Uniube nos coloca realmente em um patamar diferenciado. Eu particularmente já passei por várias etapas da minha vida, essa homenagem que eu recebo da Uniube vai ser guardada com muito carinho e vai engrandecer a minha vida pública e principalmente a vida do meio rural. Achei muito interessante, porque eu já conheço a Universidade de Uberaba, são 75 anos de história, e quando você lança um slogan "Semeando conhecimento para alimentar o mundo", eu acho que isso dá a dimensão do que a Universidade do Agro vai entregar ao Brasil. E quando você vê que a Universidade vai proporcionar a preocupação com a gestão ambiental, por exemplo, percebe-se que as coisas vão caminhar com muita seriedade, e é isso que o Brasil precisa. Nós precisamos de jovens que venham para o setor, que tenham oportunidade de trabalho, mas principalmente que deem ao nosso país a continuidade desse projeto. A primeira universidade do agro brasileira realmente orgulha todos nós", comemora.

Foram homenageados: Alysson Paolinelli - professor e ex-ministro da Agricultura e Pecuária do Governo Brasileiro, representado por Marco Túlio Paolinelli; João Carlos Saad - presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, representado por Ricardo Bagnete; José Humberto Guimarães - ex-secretário de Agricultura de Uberaba e idealizador da Bolsa de Arrendamento; José Olavo Mendes - pecuarista e ex-presidente da ABCZ; Marco Túlio Paolinelli - empresário e presidente do Instituto Agronelli; Marcos Montes Cordeiro - médico e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Paulo Piau Nogueira - engenheiro agrônomo, produtor rural, político mineiro e relator do Novo Código Florestal Brasileiro; Pedro Paiva - head de inovação da Grão Direto, representado pela cofundadora, Gabriela Felizardo; Manoel Eugênio Prata Vidal - médico-veterinário, agropecuarista, conselheiro nato da ABCZ e fundador da Pecplan Bradesco, e Walter Carvalho Marzola Faria - presidente do Grupo Petrópolis, representado por Everaldo Miranda.