Universidade do Agro participa da 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio | Acontece na Uniube

11 de outubro de 23

Com figuras femininas presentes em sua história, Uniube é composta por 69% de mulheres, com 56% das posições de liderança ocupadas por elas

A Universidade do Agro é patrocinadora do 8º Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio, que este ano tem como tema "Dobrar o Agro de Tamanho com Sustentabilidade: A Marca Brasileira." Ao longo de 7 anos, o CNMA reuniu mais de 12 mil mulheres e autoridades do setor, identificando sete virtudes que caracterizam as congressistas: liderança, resiliência, velocidade, comunicação, afetividade, empreendedorismo e responsabilidade.

"Minha avó, Cecília Arantes Palmério, se colocou à frente da Instituição no período em que meu avô esteve exercendo suas atividades políticas. Minha mãe, Vera Maria Marquez Palmério, sempre colaborou para o crescimento e transformação da Universidade em diversos setores, ocupando, inclusive, o cargo de presidente da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), de 2000 a 2010. Em 1996, eu e minha irmã, Maria Cecília Palmério Toubes, iniciamos nossa jornada junto à Instituição, onde, ao longo desses 27 anos, atuamos com o propósito de transformar vidas por meio da Educação. Nunca subestimem a capacidade e força da mulher para fazer a diferença, quebrando barreiras e conquistando seus objetivos e sonhos", comenta a vice-reitora da Instituição, Ana Vera Marquez Palmério Cunha.

Atualmente, a Uniube possui um quadro de colaboradores composto por 69% de mulheres e 31% de homens, sendo que 56% das posições de liderança são ocupadas por mulheres. Em relação aos alunos, 62% são mulheres e 38% são homens. "A Instituição lançou recentemente a vertical educacional "Universidade do Agro," com o objetivo de capacitar e formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento do setor em todas as suas vertentes. Por isso, investir em eventos como o CNMA pode trazer inúmeros benefícios, incluindo aprendizado, incentivo ao desenvolvimento das instituições envolvidas, fortalecimento da imagem do agro, oportunidades de negócios e visibilidade da responsabilidade social corporativa", avalia Ana Vera.

O público feminino tem buscado a profissionalização para atuar no mercado de trabalho, almejando valorização, visibilidade e igualdade de gênero, em busca da equidade no ambiente profissional. "A principal mensagem que eu deixaria para as mulheres seria para continuarem buscando conhecimento e capacitação, acreditando no potencial do agronegócio para contribuir para o crescimento e a prosperidade do setor, tanto nacional quanto internacionalmente", finaliza.

Clique aqui e confira na integra a matéria com nossa vice-reitora no site do CNMA.