Universidade do Agro lança Agronomia e Zootecnia na modalidade presencial | Acontece na Uniube

Universidade do Agro lança Agronomia e Zootecnia na modalidade presencial

04 de dezembro de 23

A Universidade do Agro anuncia, nesta segunda-feira, 04, o lançamento dos cursos de Agronomia e Zootecnia na modalidade presencial. Com um corpo docente composto por profissionais altamente qualificados - todos mestres e doutores com vasta experiência acadêmica e profissional, os novos cursos visam abordar temas fundamentais para uma formação acadêmica sólida e em conformidade com os desafios contemporâneos, destacando-se pela sustentabilidade e eficiência. Os alunos terão à disposição, para campo de prática, o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), com mais de 9 mil metros quadrados, e a Cidade do Agro, uma fazenda com mais de 500 mil metros quadrados.

Para o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes, a oferta desses dois novos cursos presenciais torna ainda mais robusto o portfólio de cursos da Universidade do Agro. "O impacto do lançamento destes dois cursos é muito alto, já que o agronegócio brasileiro está num momento de grande repercussão mundial, pois o Brasil já consegue produzir alimentos para mais de 1 bilhão de pessoas. Até 2030, o nosso país será responsável por produzir 42% dos alimentos do mundo. Isso tudo, preservando a natureza, já que a nossa agricultura ocupa apenas 7,8% de toda a área do País, que tem preservados 66% com vegetação nativa. Estamos muito à frente de grandes concorrentes mundiais na agricultura, como os Estados Unidos, que tem apenas 20% da sua área preservada e ainda muito mais comparado com a Europa, que tem apenas 0,3% de área de vegetação nativa. Portanto, o momento para os cursos do Agro, nunca esteve tão em alta, tanto interna quanto externamente", enaltece o pró-reitor.

Os cursos de Agronomia e Zootecnia, presenciais, serão ofertados com a duração de 5 anos, ou 10 semestres. "Os alunos terão aulas nas estruturas físicas de Uberaba e Uberlândia, desde aulas teóricas quanto em laboratórios para aulas práticas, além de atividades de campo nas fazendas-escolas da Instituição e em várias outras fazendas de parceiros na região, tanto em atividades agrícolas quanto pecuárias. Como nos demais cursos da Uniube, o grande diferencial é que o aluno terá à sua disposição toda a infraestrutura física e humana de uma Universidade, onde o aluno forma com um currículo, não apenas com um histórico escolar", comenta André.

E o Pró-reitor reforça que a qualidade do ensino não é exclusiva de uma modalidade específica, sendo o curso presencial ou EaD. "Ambos podem oferecer uma educação de alta qualidade, como sempre preconizamos, e a escolha entre eles, muitas vezes, depende das preferências pessoais, das circunstâncias individuais e dos objetivos de carreira. Temos público para ambas as modalidades nos cursos da área do Agro. Para os cursos presenciais, destacam-se: localização, interatividade e networking. Já para a EaD, destacam-se:  flexibilidade, autodisciplina e menor interação presencial. São muitas as oportunidades que o aluno tem além das atividades inerentes à graduação, como atividades extensionistas, monitoria, inovação tecnológica, iniciação científica, empreendedorismo, internacionalização, ensino por projetos, interação academia x empresa, dentre outras oportunidades", finaliza.

Clique aqui e confira a estrutura da Cidade do Agro e do novo Hospital Veterinário da Uniube.

Agronomia

A graduação em Agronomia terá a duração de 10 semestres ou cinco anos, cumprindo a carga horária mínima estabelecida pelas diretrizes curriculares do curso. Além disso, os estudantes terão acesso a um complexo para o campo prático. "A Agronomia é uma carreira para todos aqueles que têm afinidade com o campo. Uma profissão valorizada pela sua importância no agronegócio, um dos setores mais cruciais para a economia nacional. A Engenharia Agronômica da Universidade do Agro terá diferenciais, incluindo a 'Cidade do Agro', proporcionando aos alunos oportunidades variadas nesse campo, com a presença ativa dos professores. Nosso objetivo é posicionar este curso como evidência no país, sendo reconhecido como o melhor curso de Engenharia Agronômica. Contamos com um corpo docente altamente capacitado e toda a infraestrutura da Uniube, uma Instituição com uma trajetória de respeito", ressalta a gestora do curso de Agronomia, Ana Cláudia Chesca.

Zootecnia

A graduação em Zootecnia na modalidade presencial será um diferencial no estudo da produção e aplicação dos princípios das cadeias pecuárias. "Ofereceremos um ensino de verdade, em uma Universidade de verdade. Um curso dinâmico, apresentando a realidade das produções animais destacadas no agronegócio brasileiro. Os alunos estarão diretamente envolvidos na elaboração e condução de projetos pecuários, alavancando ainda mais a importância da Zootecnia nas cadeias produtivas animais. Contamos com professores ativos nas práticas para garantir um ensino de qualidade, além da 'Cidade do Agro', um campus que proporciona aos alunos a oportunidade de acompanhar de perto a condução das produções animais, desempenhando um papel fundamental no êxito dos projetos. Além disso, temos parcerias com fazendas e unidades de produção, proporcionando aos alunos uma vivência prática nas unidades produtivas do agronegócio pecuário", finaliza o gestor do curso de Zootecnia, Evandro Rigo.

E as novidades não param por aí. Os candidatos que fizerem a matrícula até o dia 31 de dezembro de 2023, por meio de transferência externa para os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, ministradas no Campus Uberaba, terão desconto de 100% no primeiro semestre de 2024, de janeiro a julho. Clique aqui e confira o regulamento.

Carolina Oliveira