Universidade de Uberaba efetiva 14 jovens aprendizes | Acontece na Uniube

Universidade de Uberaba efetiva 14 jovens aprendizes

21 de setembro de 18

O setor de Recursos Humanos da Universidade de Uberaba (Uniube), juntamente com o Pró-Reitor de Ensino Superior, professor Marco Antônio Nogueira, reuniram os alunos de graduação da Uniube do programa “Jovem Aprendiz”, que passaram a ser colaboradores efetivos da Universidade. Ao todo, 14 jovens aprendizes foram promovidos. Durante o café, os graduandos compartilharam um pouco da experiência profissional que tiveram e falaram sobre a oportunidade que receberam.

A estudante do curso de Administração da Uniube, Paula Tabanês Maciel, entrou como jovem aprendiz determinada a ser contratada. “Eu fiquei durante três anos em um consultório odontológico sem registro, sem direitos, sem nada. Eu falei: vou dar um jeito na minha vida. Aproveitei a oportunidade, entreguei o currículo e fiz entrevista. Me ligaram e falaram que tinha dado certo e eu vim para o cargo de jovem aprendiz convicta: eu quero ficar, eu quero ser contratada”, conta.

Atualmente, Paula trabalha no financeiro da Universidade, no setor de contas a pagar. Como jovem aprendiz ficou apenas dois meses, logo veio a contratação. “Estou cursando Administração, que abre muito a mente. E eu quis agarrar essa chance. Como é uma empresa grande, tem muita oportunidade, é só trabalhar com qualidade, eficiência e responsabilidade, mostrar o que sabe e aprender, não ter vergonha de questionar, de pedir ajuda e correr atrás”, diz a estudante.

A supervisora do RH da Uniube, Rose Marie Zaparoli, entrou na Universidade como Auxiliar Administrativo, depois passou a ser Assistente Administrativo até chegar ao setor de Recrutamento Interno. “Passei para analista, depois eu assumi a supervisão da área e hoje estou como supervisora e docente há 15 anos. É uma felicidade muito grande a instituição oportunizar o crescimento profissional desses alunos”, ressalta.

Além do bate-papo com a supervisora, os jovens também ouviram um pouco sobre a história profissional do Pró-reitor Marco Antônio. Para ele, as oportunidades que são oferecidas não podem ser perdidas. “A vida é cheia de portões, que nós vamos sempre aprendendo a abrir ou tendo a chave para abrir. E hoje existem duas grandes chaves que abrem os portões da oportunidade: o foco, já que é muito fácil se dispersar e sair do seu objetivo, e a resiliência, a capacidade de suportar pressões, a capacidade de passar por dificuldades, dar a volta por cima. E o foco só pode ser trabalhado e conseguido se houver resiliência”, destaca.

O gerente de RH da Universidade também deixou o recado para os estudantes sobre oportunidades. “Qualquer profissional que estivesse no meu lugar tenho certeza absoluta que sentiria uma emoção muito grande por estar dando uma oportunidade para esses jovens, o primeiro emprego. A Universidade tem como filosofia e responsabilidade social dar essa possibilidade para esses meninos, que estão iniciando no mercado de trabalho. Então eu, como gerente de Recursos Humanos, me sinto responsável por isso, mas muito mais do que isso, eu me sinto muito feliz de saber que esses jovens estão começando a realizar um sonho”, continua.

“A mensagem que eu deixo é: eles já abriram um portão, considerado pequeno, existem outros para serem abertos. Com foco e resiliência, outras oportunidades acontecerão. No mundo em que estamos, em que nascemos para o oceano, e não para o aquário, eles estão no caminho certo”, conclui o Pró-reitor.