Uniube Uberlândia realiza atendimento jurídico a moradores de rua | Acontece na Uniube

Uniube Uberlândia realiza atendimento jurídico a moradores de rua

27 de outubro de 23

A Uniube Uberlândia, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), realizou, na última semana, o atendimento de 10 pessoas em condições de vulnerabilidade. A ação faz parte do projeto de extensão "Viver Direito" e tem como objetivo auxiliar essas pessoas em ações jurídicas voltadas para a restauração dos registros públicos, aposentadorias por invalidez e até ações que envolvem o Direito de Família.

Participaram dos atendimentos moradores em situação de rua que são acolhidos pela Casa Santa Gema de Uberlândia. "O objetivo do atendimento foi proporcionar aos alunos a interação com a comunidade externa por meio do aprendizado da prática jurídica, uma vez que o NPJ já realiza atendimentos à população economicamente carente. A importância social da ação é demonstrar e atender àqueles que não possuem seus direitos garantidos para o mínimo existencial, como no caso de possuir um documento de identificação", explica a coordenadora do curso de Direito da Uniube Uberlândia, Mônica Mendes.

Os atendimentos foram intermediados por alunos como forma de estágio, sob a orientação de professores da graduação. "O estágio é resultado decorrente do processo de formação acadêmica no qual a Uniube, juntamente com a equipe de professores, compartilha conhecimentos nos preparando para a vida profissional, durante esses cinco anos de curso. Esse período está sendo muito proveitoso para mim. Não basta ficarmos ao longo dos cinco anos adquirindo conhecimento e não expandir as informações técnicas e jurídicas para a sociedade, foi muito enriquecedor participar do projeto assistencial com atendimento jurídico aos pacientes da Casa Santa Gemma", compartilha o aluno do 9º período do curso de Direito da Uniube, Helton Daniel da Silva.

Todo o processo é intermediado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, órgão responsável pelo atendimento à comunidade de baixa renda em todas as áreas do Direito e serve como campo prático para os alunos dessa graduação. O Núcleo é destacado na Portaria nº 1886, de dezembro de 1994, que evidencia as diretrizes curriculares e conteúdos mínimos dos cursos de Direito. "O NPJ é fundamental para a carreira profissional do aluno, seja ela dentro da advocacia ou em qualquer atividade profissional, uma vez que podemos vivenciar na prática casos concretos e encontrar uma solução através dos nossos conhecimentos, sob a orientação da coordenadora do núcleo", complementa o estudante.

Ainda de acordo com Helton, é extremamente gratificante fazer parte desse projeto como estagiário. "Para nós, a demanda jurídica é algo tão simples, mas tão complexo e difícil para a realidade de todos os pacientes da casa de apoio. A realização deste trabalho social é muito enriquecedora e também é o momento de colocar em prática todo o conhecimento jurídico adquirido ao longo do curso", finaliza.