Maratona SBC de Programação, que..."> Uniube sedia primeira fase da Maratona SBC de Programação | Acontece na Uniube Maratona SBC de Programação, que...">

Uniube sedia primeira fase da Maratona SBC de Programação

29 de agosto de 23

A Uniube é umas das sedes da primeira etapa da Maratona SBC de Programação, que acontece no próximo sábado (02). A competição é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação e se destina a alunos e alunas dos cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação. A primeira fase é eliminatória e classifica os grupos para a final, que acontece de 19 a 21 de outubro, em Chapecó (SC).

O objetivo da Maratona é o de promover a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão, bem como estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe. "A participação nas maratonas de programação é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, no aprimoramento da habilidade de resolver problemas complexos implementando soluções com programação de computadores em variadas linguagens. As maratonas também abrem portas no mercado de TI, pois as empresas patrocinadoras do evento buscam ali encontrar talentos, assim, os alunos podem partir de uma jornada acadêmica para uma jornada profissional de sucesso", pontua o gestor dos cursos de tecnologia da Uniube, Luiz Fernando Ribeiro de Paiva.

A competição é composta por times de três estudantes que terão o prazo de cinco horas para resolver o maior número possível dos problemas fornecidos. Eles têm à disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais etc.) para vencer a batalha contra o relógio e a prova proposta.  A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que a solução proposta apresenta resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades) é declarado o vencedor.

O evento acontecerá no campus aeroporto da Uniube e contará com a participação de três equipes da Universidade. Devido à agilidade e conhecimentos necessários, a Uniube já prepara os alunos para a competição com treinamentos e orientações. "Os cursos de TI da Uniube reúnem atividades de formação específica para a participação em maratonas e realizam eventos importantes que contribuem para a formação de profissionais altamente capacitados para atuarem na indústria de software e também em outras áreas relacionadas à Tecnologia da Informação. A Uniube realiza também cursos de inverno destinados à preparação para as maratonas, além de outros eventos voltados ao estudo sobre tecnologias emergentes", finaliza o gestor.

Acesse: https://voce.uniube.br/maratona-de-programacao-sbc