Uniube sedia a maior feira literária de Minas Gerais, o Elicer | Acontece na Uniube

Uniube sedia a maior feira literária de Minas Gerais, o Elicer

24 de novembro de 22

Expectativa dos organizadores é de receber 50 mil pessoas durante o evento. A entrada é gratuita e aberta para o público em geral.

A Uniube sediará, entre 28 de novembro e 3 de dezembro, o Encontro Literário do Cerrado (Elicer), uma feira de livros com a participação de escritores, contadores de história, música, teatro, dança, literatura e gastronomia. O evento acontecerá no Campus Aeroporto, é aberto, gratuito e visa reunir cerca de 50 mil pessoas durante os seis dias.

O Elicer é voltado para escolas públicas e privadas e tem como propósito desenvolver o hábito da leitura em crianças, jovens e adolescentes. Serão 22 empresas expositoras que vão levar uma grande variedade de livros, com valores a partir de R$ 5,00 e muitas promoções. A aquisição pode ser feita com dinheiro, cartão de crédito ou débito e com vale-livro. A organização é de Humberto Paes Leme, da Pool comunicação, de Uberlândia.

As atividades do Elicer acontecem diariamente das 8h às 21h (exceto nos dias de Jogos do Brasil na Copa). Além dos estudantes, toda a comunidade pode participar da programação e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Elicer, que terá contação de histórias, música, arte e muita animação. Entre os destaques, está a presença do escritor Tiago de Melo Andrade, de Uberaba e das contadoras de histórias Yaya Gois, Silvana Pavarine e Ecileusa Perpétuo, a Ciça.

A Rede Estadual de Ensino participará do Elicer com 66 escolas de 16 municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba. O evento será montado na Uniube, em uma área de1.580 metros quadrados. Desde sua primeira edição, em 2015, o Elicer já recebeu mais de 270mil pessoas. Em 2022, a primeira etapa foi em Ituiutaba, com 35 mil visitantes. Em Uberlândia, foram 54 mil. Campo Belo somou 36 mil pessoas. Em Montes Claros, foram 55 mil. Nessa semana, o evento acontece em Juiz de Fora e a última parada é Uberaba.

O Encontro contribui também para movimentar a economia da cidade e gerar empregos, com contratação de serviços de transporte, alimentação e hospedagem e pessoal de apoio. Ele acontecerá nas quadras do Campus Aeroporto da Uniube, em Uberaba. "Esse evento é um presente importante nas comemorações dos 75 anos da Uniube. A Universidade tem que estar cada dia mais próxima também dos alunos que estão se preparando para cursar uma graduação. A nossa infraestrutura estará sempre disponibilizada para colaborar e receber eventos dessa natureza", afirma o Diretor Comercial da Uniube, José Renato Gomes.

Vales-livro

Foram disponibilizados 27,2 mil vales-livro para estudantes da rede estadual de Uberaba, no valor de R$ 50,00 cada. Para professores e professoras, são 2,03 mil vales, no valor de R$ 100,00 cada. Isso permitirá que, ao visitar o Elicer, esse público possa escolher.

"O Elicer é uma grande festa literária, que proporciona aos estudantes ter acesso aos livros e o poder de fazer suas escolhas com autonomia. Encerramos nossa jornada em Uberaba com a certeza de que estimulamos muitas crianças e adolescentes a desenvolverem o hábito da leitura", conclui Humberto Paes Leme, gestor do evento.

Encontro Literário do Cerrado

Tema: Quintais da Imaginação: uma viagem literária por Minas Gerais

Dia: De 28 de novembro a 3 de dezembro de 2022

Horário: das 8h às 21h (exceto nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo)