Uniube recebe Selo de Autoavaliação pelo Semesp | Acontece na Uniube

Uniube recebe Selo de Autoavaliação pelo Semesp

04 de outubro de 23

A Uniube agora possui o Selo de Autoavaliação pelo Semesp. O selo representa o reconhecimento da participação da Universidade no processo de elaboração de uma nova proposta de autoavaliação e demonstra uma evolução nos processos de avaliação Institucional da Instituição, bem como uma oportunidade para que a Uniube participe das novas políticas de regulação do Ensino Superior.

O selo foi conquistado por meio da participação da equipe de Comissão Própria de Avaliação (CPA) em um projeto de autoavaliação desenvolvido pelo Semesp. As instituições participantes que concluíram todo o processo receberam esse reconhecimento como forma de certificação da participação. "O objetivo do projeto é aprimorar a autoavaliação do ensino superior, propondo um novo modelo de autoavaliação que seja suplementar ao atualmente em vigor, com a intenção de colaborar com os formuladores de políticas públicas e valorizar a identidade e a diversidade regional da Instituições de Ensino Superior (IES), iniciando um projeto que permita às IES fomentar a inovação e, consequentemente, desenvolver um sistema de avaliação mais dinâmico", explica o professor e coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Uniube, Nelson Ranieri.

Participaram do projeto, inicialmente, 38 instituições para o desenvolvimento de um novo instrumento de avaliação institucional por um período de 14 meses. "Para elaboração desse novo instrumento, utilizou-se referências das próprias diretrizes estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e em documentos de países como Chile, Colômbia, México, Estados Unidos e Portugal. Em 2023, a Uniube, por meio da CPA realizou a autoavaliação com base nesse novo instrumento e, a partir de então, passou a compartilhar experiências de como desenvolver formas eficazes para obter boas avaliações e melhorar a prática educacional", complementa.

Para o diretor Institucional da Uniube, Cristiano Arruda, a Universidade tem orgulho de fazer parte de uma das redes de cooperação do SEMESP para discutir as políticas de autoavaliação institucional, já que elas determinam o padrão de qualidade que será exigido no mercado. "Ter uma Comissão Própria de Avaliação é de grande importância para qualquer instituição que preze pela qualidade dos serviços prestados, pois ela é o canal de aferição da percepção de qualidade da nossa comunidade. Os dados coletados nutrem a gestão da universidade na tomada de decisões com vistas ao seu desenvolvimento institucional", destaca o diretor institucional da Uniube, Cristiano Arruda.

CPA UNIUBE

As avaliações institucionais da Uniube são conduzidas pela CPA, que tem o objetivo de avaliar constantemente os cursos para medir e acompanhar os indicadores de qualidade. "Um ponto importante de autoavaliação institucional é 'dar voz' aos alunos e a comunidade acadêmica que, através das avaliações, podem expor suas opiniões e seus anseios sobre os mais diversos temas de interesse acadêmicos. O diferencial da Uniube é que os resultados obtidos pela autoavaliação não são utilizados apenas para cumprimento das legislações do MEC. Os resultados são devidamente apropriados pela gestão da instituição e dos cursos para serem utilizados como ferramentas de gestão e fundamentar a tomada de decisões", finaliza Ranieri.