Uniube recebe medalha da Academia de Letras e Artes de Araguari | Acontece na Uniube

Uniube recebe medalha da Academia de Letras e Artes de Araguari

23 de maio de 19

O Reitor da Universidade de Uberaba, Marcelo Palmério, recebeu, em nome de toda a Universidade, uma medalha da Academia de Letras e Artes de Araguari, em homenagem aos 100 anos do fundador da Uniube, professor Mário Palmério. A medalha foi entregue pelo presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), João Eurípedes Sabino, nesta quinta-feira (23).

A medalha é agraciada a pessoas ligadas à literatura e à cultura, além de entidades voltadas ao mesmo segmento, conforme explica o presidente da ALTM.  “A Uniube foi agraciada e a missão de entregar essa medalha foi incumbida a mim. Eu não tenho essa atribuição que foi dada, como uma simples atividade a fazer: trazer a medalha. E sim para continuar merecendo essa mesma confiança. Porque a Academia de Letras do Triângulo Mineiro, entidade da qual estou presidente, está intimamente ligada à Universidade de Uberaba”, conta.

Ainda segundo ele, Mário Palmério é um dos maiores ícones da literatura em Uberaba e região. Ele ocupou a cadeira número 20 da Academia, atualmente ocupada pelo acadêmico Paulo Fernando Silveira. “Suas obras atravessaram fronteiras, além de ser tomadas como referências em vários campos do cenário cultural. Teses e mais teses têm sido desenvolvidas em torno de Mário Palmério”, afirma.

A sede da ALTM é uma doação em comodato feita pelo Reitor da Uniube, Marcelo Palmério. “Era um sonho de Mário Palmério doar uma sede à ALTM e esse feito fora realizado pelo seu filho”, continua. Como forma de gratidão e reconhecimento, a Academia inaugurará o busto do acadêmico. “Gosto de reforçar que nós estamos sempre de portas abertas para receber todos os segmentos da Uniube.”.

Para o Reitor, tais homenagens são de extrema importância. “É sempre muito bom para mim, pessoalmente, participar dessas homenagens que são feitas ao meu pai. Nós temos muito orgulho e muita saudade dele. Ele foi um empreendedor, um educador, então ele era uma personalidade muito forte, muito interessante e muito competente. Todas as vezes em que são feitas homenagens a ele, eu sinto muito orgulho”, finaliza.