Uniube recebe encontro nacional de Direito Processual | Acontece na Uniube

Uniube recebe encontro nacional de Direito Processual

21 de novembro de 23

A Uniube será palco do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro) 2023, nos dias 23 e 24 de novembro, com o tema "Prova e Verdade". O intuito é fomentar o debate técnico sobre o tema e promover o conhecimento do direito processual entre alunos, professores e profissionais do Direito. O encontro será aberto ao público em geral, e acontece no anfiteatro 2D56, a partir das 08h30 - também será disponibilizado virtualmente.

O evento contará com a participação de professores destacados e membros honorários da ABDPro, como o professor português José Luís Bonifácio Ramos, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Também estão confirmados nos painéis a professora doutora da Uniube, Thaísa Haber Faleiros e o presidente da Ordem dos Advogados de Uberaba (OAB), Eduardo Augusto Jardim.

"A temática central - 'Prova e Verdade' - é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes do direito processual. Trata-se de um momento único para os acadêmicos e profissionais do Direito, que além do acesso a lições importantes, poderão ter contato direto com vários professores. O Direito Probatório é um dos campos mais relevantes do direito processual. Não se trata de algo cujo interesse se limita à teoria, já que é impossível a qualquer um atuar de modo adequado na seara jurisdicional sem conhecer, com alguma profundidade, o direito probatório. Por exemplo, o advogado que desconhece regras basilares a respeito da prova sequer tem condições de avaliar quais os fatos devem ser demonstrados em juízo para favorecer seu cliente. Mais: não tem noção dos meios probatórios (e de suas nuances) que a lei coloca a sua disposição", avaliou a professora doutora Thaísa Haber Faleiros.

O presidente da ABDPro é egresso da Uniube e ex-professor da Instituição, o advogado Lúcio Delfino. Segundo ele, Uberaba já é referência em Direito Processual e o Encontro reforça a posição de destaque da cidade e da Uniube.

"Participar do Encontro Nacional ABDPro 2023 para os acadêmicos é algo único e muito importante. Afinal, eles terão contato com ensinamentos de juristas de todo o Brasil. Juristas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco etc. Então é um evento bastante plural, digamos assim. Mais que isso, os acadêmicos terão contato direto com esses estudiosos do direito, que em sua maioria são escritores, portanto, têm artigos e livros publicados, e isso não deixa de ser um incentivo para quem está começando a vida, começando a caminhada nessa grande estrada que é o direito", expõe Lúcio.

O presidente da ABDPro também diz que os temas escolhidos pela Associação são sempre palpitantes sobre o ponto de pista teórico e prático. E os palestrantes, consagrados, estudiosos, levam a sério a ciência processual e despertam interesse de acadêmicos e profissionais do direito.

A expectativa é que pelo menos 500 pessoas, entre estudantes, professores, advogados e população em geral participem dos dois dias. O Encontro também é realizado em parceria com o Centro de Estudos e Promoção do Acesso à Justiça (Cepaj), presidido por Fernando Rossi.

Luiz Henrique Cruvinel