Uniube recebe a 3ª Convenção Anual de Parceiros EAD | Acontece na Uniube

Uniube recebe a 3ª Convenção Anual de Parceiros EAD

04 de novembro de 19

A Universidade de Uberaba realizou, nesta semana, a 3ª Convenção Anual de Parceiros EAD. O evento aconteceu durante dois dias (30 e 31), no Campus Aeroporto, em Uberaba (MG), e tem o objetivo de aproximar a Universidade dos representantes dos mais de 100 polos espalhados pelo país.

Durante a convenção, foram apresentadas as novidades da Educação a Distância, planos para o próximo ano e a nova campanha, com o tema “Nada pode parar você”. “Nós fazemos questão de fazer esta convenção anual com os parceiros para ter uma aproximação com eles, que são expressão da Uniube nos nossos polos e que levam nosso nome, nossos valores, para diversas regiões do país”, conta o Pró-Reitor de Educação a Distância, Fernando Marra.

O evento ainda premiou os parceiros que tiveram melhor destaque nos polos da Universidade e apresentou a pesquisa que mostra o alto índice de satisfação do aluno EAD-Uniube. “É muito importante este momento presencial aqui conosco. Nos encontramos durante todo o ano virtualmente, mas é o momento de a gente abraçar, trocar ideias, um momento de ‘amolar o machado’ e partir para mais uma jornada exitosa no próximo ano”, continua o Pró-Reitor.

Sobre o planejamento futuro, o Pró-Reitor afirma que a Universidade continuará com a expansão e abertura de novos polos e também com o fortalecimento dos atuais parceiros da instituição. “O mercado é extremamente competitivo, mas, em contrapartida, nós temos alunos muito satisfeitos, parceiros bem estruturados e acreditamos que, em pouco tempo, nós vamos ter uma rede cada vez mais forte”, enaltece.

Novidades na pós-graduação

A convenção contou também com a apresentação do novo coordenador da pós-graduação EAD, João Crisóstomo dos Santos Neto. Para ele, que está há dez anos na instituição, o novo encargo é um grande desafio. “Nós sabemos que temos muito a fazer nos cursos de pós-graduação EAD. Nós já tivemos um crescimento muito grande neste primeiro semestre de 2019 e é um mercado que tende a crescer cada vez mais. Atualmente as pós-graduações a distância representam 65% de todos os alunos matriculados em pós-graduação, então é um mercado bastante promissor”, conta.

O coordenador afirma que já possui propostas de melhoria para o próximo ano. “O nosso principal objetivo é melhorar o atendimento ao aluno e aos polos presenciais. Nós teremos também um novo AVA [Ambiente Virtual do Aluno], que será idêntico ao da graduação. Então o nosso estudante da graduação vai continuar conosco na pós e seguir o mesmo ambiente virtual. Ainda, a gente vai criar uma gestão de permanência do nosso aluno, por meio de uma disciplina de acolhimento”, continua João.

A pós-graduação EAD contará com novos cursos em breve. “Nós já temos alguns cursos aprovados pela Câmara de Pesquisa e Pós-graduação, como os das áreas de Letras, Direito e Matemática. Vamos dar andamento nessas propostas para colocarmos em oferta já em 2020”, conclui.

O AVA

Criado em 2010 pela própria instituição, o AVA Uniube on-line é moldado para que o ensino oferecido acompanhe as evoluções tecnológicas e pedagógicas. “Inicialmente, por ser um ambiente desenvolvido pela própria instituição, a atualização e a evolução tecnológica podem ser realizadas a qualquer tempo e de forma dinâmica. Além disso, qualquer necessidade pedagógica pode ser atendida com maior agilidade”, explica o gerente do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Uniube, professor André de Paula.

Além disso, o Ambiente Virtual já está disponível via aplicativo para IOS e Android e conta com uma equipe responsável com foco na pesquisa, no desenvolvimento e na incorporação de ferramentas e novas tecnologias. Tudo para que o ambiente esteja sempre alinhado com o que há de mais moderno. “A TIC trabalha em duas frentes. A primeira é o desenvolvimento, ou seja, é a equipe que cuida para poder transformar o AVA sempre em uma ferramenta melhor. Estamos trabalhando nesta linha com a intenção de fazer todo o AVA Mobile first, ou seja, o aluno tendo o AVA totalmente na palma da mão, para que ele possa desenvolver as suas atividades, suas avaliações continuadas, interagir com o professor e conversar com ele por meio do aplicativo. Para que ele possa falar com todos estes atores sem precisar se sentar no quarto dele, no computador dele. Se ele estiver andando no ônibus, ou em uma praça e ter conexão com a internet, ele está conectado com a gente”, explica.

A outra frente, ainda segundo o gerente, é a parte de gestão de relacionamentos. “Ela cuida do envolvimento do aluno com a matriz, ela faz com que o aluno se sinta mais à vontade no contexto da educação a distância. A gente até brinca que quer estar longe, mas perto do coração do nosso aluno, porque o aluno EAD exige um maior carinho. Tem o atendimento passivo em que o aluno entra em contato com a gente e o ativo, que é a mentoria. Esta age em benefício do aluno. Então a gente consulta os milhões de dados que temos e transforma isso em informações para que o mentor saiba para qual aluno ele deve direcionar o atendimento dele naquele momento. E a TIC é isto: queremos esta proximidade com o aluno justamente para mostrar que a tecnologia da educação a distância não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, é um apoio enorme para que o aluno construa o seu aprendizado”, finaliza.