Uniube realiza palestra gratuita on-line com o professor José Pacheco | Acontece na Uniube

Uniube realiza palestra gratuita on-line com o professor José Pacheco

27 de setembro de 21

O curso de Pedagogia da Uniube promove, no dia 04 de outubro, uma palestra gratuita e aberta com o fundador da Escola da Nova Ponte, em Portugal, professor José Pacheco. O evento acontece em homenagem ao Dia do Professor, comemorado no dia 15 do mesmo mês. A palestra terá como tema a "Educação na contemporaneidade: desafios e perspectivas" e será transmitida via YouTube, às 19h30. Os interessados devem realizar inscrição pelo link: https://uniube.br/curso/presencial/extensao/3013

A palestra tem o objetivo de promover uma reflexão e debate acerca da Educação. "Teremos o privilégio de contar com a participação do prof. José Pacheco para pensar conosco os desafios e as possibilidades da Educação na contemporaneidade. O evento é destinado a estudantes do curso de Pedagogia, professores e profissionais da educação que atuam nos diferentes níveis de ensino e em órgãos centrais da educação", conta a gestora do curso de Pedagogia da Uniube, Renata Junqueira.

O professor José Pacheco é fundador da Escola da Ponte, localizada em Portugal, uma referência mundial em pedagogia inovadora.  Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenou o projeto "Educação para todos", de 2001 a 2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire, e o projeto "Fazer Ponte", da Escola da Ponte, de 1976 a 2004. Em 2007, passou a residir no Brasil, desde então mobiliza todos por uma educação transformadora e democrática. É mestre em Educação da Criança e autor de inúmeros livros e artigos sobre educação.

"Ele se constituiu em uma referência na Educação. Suas ideias e seu trabalho ultrapassaram fronteiras sendo reconhecidos em diversos países.   Sem dúvida, a construção de um processo educativo com sentido se constitui na sua reflexão permanente. A Escola da Ponte é uma instituição que efetivamente comprova que é possível fazermos Educação com qualidade, de modo significativo. Por isso, acreditamos que será uma oportunidade de reflexão coletiva e de interlocução com o professor José Pacheco, o que é um privilégio. Assim, nós nos enriquecemos quando podemos participar de momentos como este", continua a gestora.

Para a Pró-Reitora de Ensino Superior da Uniube, Heliodora Collaço, eventos como esse privilegiam a temática da Educação e o papel dos educadores. "São importantes ainda mais por se tratar do ambiente acadêmico, "locus" de produção e de construção do conhecimento. Conhecimento esse responsável pelo desenvolvimento da sociedade humana. Além de estarmos nos referindo ao momento de reconhecimento e de valorização do professor. É em homenagem ao Dia do Professor, 15 de outubro, que este evento foi organizado. Trata-se de professor falando para professores. E o professor José Pacheco é referência na Educação mundial, precursor de metodologias educacionais inovadoras e exitosas, centradas na importância da formação docente e na valorização do aluno no processo de ensino-aprendizagem, valores esses partilhados pelo Ensino Uniube".

Ainda segundo a Pró-Reitora as inúmeras e profundas mudanças pelas quais o mundo está passando, muitas intensificadas pela pandemia da covid-19, refletiram marcantemente na educação, em todos os níveis. "Há aspectos positivos nessas transformações e um deles é a tecnologia, a constatação de que o conhecimento e o domínio sobre os recursos tecnológicos foram determinantes no momento em que houve a paralisação das aulas, pela pandemia e, da mesma forma, a retomada delas por aquelas instituições que souberam se adaptar rapidamente ao ensino remoto. Neste aspecto, o envolvimento dos professores foi fundamental. Portanto, esta Aula Magna representa também a mensagem da Instituição aos professores, tanto em agradecimento pelo trabalho que realizam, assim como pelo compromisso que devemos ter com a qualidade do ensino e com a preparação dos alunos para o mercado de trabalho", conclui.