Uniube realiza II Encontro de Relações Internacionais on-line | Acontece na Uniube

Uniube realiza II Encontro de Relações Internacionais on-line

23 de novembro de 20

O Escritório de Relações Internacionais da Uniube realizou, na última semana, o II Encontro de Internacionalização. O evento foi disponibilizado virtualmente e teve o objetivo de divulgar e compartilhar oportunidades de experiência internacional, nos âmbitos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A transmissão foi feita pelo YouTube e contou com a participação de mais de 500 pessoas.

O encontro contou com a participação da presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), professora Maria Leonor Alvez Maia, e da Reitora da Universidade de Évora, em Portugal, doutora Ana Costa Freitas. "O evento representou uma oportunidade singular de discutir sobre a internacionalização na Universidade de Uberaba a partir da perspectiva de convidados especiais. A visão da Dra. Ana nos apresentou como foi possível gerenciar a continuidade das atividades acadêmicas mesmo com as dificuldades impostas pela necessidade de isolamento social em decorrência da Covid-19", conta o coordenador do Escritório de Relações Internacionais, professor Leonardo Campos de Assis

Segundo ele, já a mensagem da professora Maria Leonor da FAUBAI, principal órgão nacional para discutir e promover a internacionalização no Ensino Superior no Brasil, apresentou a oportunidade de intercâmbios virtuais, ou internacionalização em casa, como forma de ampliar o alcance e as oportunidades de internacionalização a um número maior de pessoas.

Para a realização do encontro, o Escritório contou com parcerias estratégicas. "O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) e o Escritório Education USA, órgãos vinculados à Embaixada dos Estados Unidos, complementam a diversidade de serviços oferecidos. Outro parceiro muito importante para os objetivos de internacionalização institucionais é o Programa Santander Universidades, que provê financiamento a ações de intercâmbio internacional por meio do Programa de Bolsas Ibero-americanas, que prevê o valor de até três mil euros para ajudar alunos e alunas que têm diferenciado desempenho acadêmico, mas condição socioeconômica não privilegiada. Essas características destacam o que representa e o que pode oferecer a escolha por uma universidade entre as diferentes opções de Instituições de Ensino Superior", continua o professor.

Para o professor Leonardo, eventos como este promovem diálogos sobre diversos temas relativos à internacionalização no âmbito do Ensino Superior e são um diferencial na formação acadêmica e cultural do aluno. "Eventos como este têm o importante papel de comunicar à comunidade acadêmica ações institucionais para promover a internacionalização da Universidade, divulgar oportunidades para quem deseja ter uma experiência internacional na formação e informar que se pode contar com uma infraestrutura de apoio a ações e atividades de internacionalização. A impressão que ficou foi muito positiva, pois representou o caminho da Instituição em direção a um futuro no qual a formação será mais globalizada, construída com participação internacional, de modo a promover uma formação de excelência e uma experiência cultural mais rica e transformadora pelo convívio com outros povos e nações", finaliza Leonardo.